Saúde - Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2023

Paraguaçu Paulista registra primeiros casos de dengue confirmados por exames laboratoriais

O município de Paraguaçu Paulista registou os primeiros quatro casos positivos de dengue no ano. Eles são dos bairros Murilo Macedo, Vila Gammon e Jardim Bela Vista, mas o que também preocupa são vários outros suspeitos espalhados pela cidade.

Por esse motivo, o Departamento Municipal de Saúde, por meio da equipe de Controle de Vetores, intensificou as ações de bloqueio, eliminação de criadouros e controle focal. As ações ocorrem em todo o município, mas nessa semana os trabalhos foram concentrados no bairro Murilo Macedo, onde casos laboratoriais foram confirmados.
Durante as visitas os agentes relataram que encontraram uma grande quantidade de recipientes contendo água parada e larvas do mosquito transmissor da dengue. Isso mostra que, infelizmente, grande parte dos moradores ainda não está dando a devida importância à limpeza dos quintais e estão praticando o descarte irregular de materiais inservíveis em locais como terrenos. Esses materiais, em algumas situações, podem servir de criadouros.
Além da dengue, essa prática acarreta uma série de problemas, como por exemplo, o aumento da infestação de escorpião e outros animais que podem causar sérios riscos para a saúde da população.

Limpeza é a chave

A limpeza é a chave para evitar a infestação do mosquito Aedes aegypti e de escorpiões, por exemplo. A Prefeitura realiza a coleta diária de lixo urbano. Nos bairros ela ocorre três vezes na semana, em horários e dias alternados. Já na região central, a coleta é realizada todos os dias. Móveis e objetos em desuso (como pneus, latas, colchão, sofá, guarda-roupas, mesa, entre outros) devem ser levados ao antigo prédio do Departamento de Obras, na Avenida Brasil.
A Prefeitura faz um apelo à população para que não pratique o descarte irregular e que também denuncie essa prática e evite o acúmulo de água nos quintais. Cuide da sua casa; cuide do seu bairro; cuide da sua cidade.