Saúde - Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2023

Primeira reunião da Sala de Situação do município de Paraguaçu Paulista

Primeira reunião da Sala de Situação do município de Paraguaçu Paulista

Foi realizada no Paço Municipal, a primeira reunião da Sala de Situação do município de Paraguaçu Paulista. A reunião contou com a presença de diretores e seus representantes e teve como objetivo discutir e traçar planos de ação sobre questões importantes relacionadas aos casos de dengue na cidade.  Egydio Tonini Nogueira Neto, diretor do departamento de saúde, salientou que os casos têm se apresentado de forma discreta, mas tem preocupado muito o Departamento de Saúde e a Vigilância em Saúde devido ao alto índice de infestação do vetor no município. Ele destacou que o setor público e a população devem ter um olhar atento a todos os casos, já que as cidades da região têm apresentado um número elevado de casos e em algumas situações o agravo da doença que está levando ao óbito. Egydio explicou que a saúde está desenvolvendo ações de intensificação de visitas dos agentes em um raio de 300 metros nas ruas dos bairros onde os casos foram positivos, não deixando de cobrir outras áreas do município.
Na ocasião cada diretor se comprometeu em redobrar a atenção e fiscalizar as repartições de sua competência.
Sobre a questão da coleta de lixo, Camilo Placido Vieira, reforçou que a coleta de lixo acontece regularmente em toda a cidade 3 vezes na semana, sendo que na área central a coleta é diária.
O diretor do departamento de obras Thomas Jefferson, destacou que o setor está programando um trabalho de limpeza nos terrenos, ele destacou que devido às chuvas outros setores estão precisando de amparo, mas que esse trabalho deve iniciar em breve. O setor de fiscalização, afirmou que a equipe irá fiscalizar e notificar terrenos baldios que estão sem a devida manutenção.
Ao final da reunião Egydio, solicitou o empenho de todos nas ações relacionadas à prevenção de Dengue e destacou que o trabalho de ações educativas, de intensificação casa a casa, bloqueio, eliminação de criadouros continuará de forma persistente para conter a transmissão.