Saúde - Quarta-feira, 15 de Março de 2023

Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista convoca população a doar sangue

Hemonúcleo de Assis, que atende Paraguaçu e cidades da região, está com níveis críticos nos estoques. Falta de sangue prejudica até a realização de cirurgias.

Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista convoca população a doar sangue

O Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis, que atende Paraguaçu Paulista e cidades da região, está com níveis críticos em seu estoque de sangue, o que tem prejudicado inclusive na realização de cirurgias.

Por conta disso, o Departamento Municipal de Saúde está convocando a população para fazer a doação voluntária e realizando os agendamentos das pessoas interessadas.

Para se cadastrar no Banco de Doadores de sangue, é necessário preencher o formulário disponível no site da Prefeitura Municipal (www.eparaguacu.sp.gov.br). Basta acessar o menu Saúde, escolher a opção Banco de Doadores e se cadastrar como doador voluntário de sangue.

Esse formulário tem como objetivo organizar, agendar e também transportar doadores até o Hemonúcleo, já que a unidade vem realizando atendimentos ao público com agendamento prévio de data e horário.

É importante ressaltar que os doadores somente serão atendidos nas datas marcadas com antecedência, pois o Hemonúcleo não faz mais os atendimentos diários, somente às segundas, quartas e sextas-feiras.

Para agendamento presencial, o doador deve procurar o Setor de Auditoria no Departamento de Saúde, das 7h às 11h, de segunda a sexta-feira.

Para doar sangue é necessário estar em bom estado de saúde, ter entre 18 e 65 anos (menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis) e pesar no mínimo 50 Kg.

Além disso, é preciso estar alimentado e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Homens podem doar sangue até quatro vezes no ano e mulheres três. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para a mulher.

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista