Esportes e Recreação - Quarta-feira, 29 de Março de 2023

Departamento de Esportes vai oferecer hidroginástica a partir de maio em Paraguaçu Paulista

Serão 50 vagas disponíveis em cada turma.

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista, através do Departamento Municipal de Esporte e Lazer vai criar mais um espaço gratuito para a prática de exercícios. A Hidroginástica para a população, com prioridade para pacientes com indicação médica.

A hidroginástica é um tipo de atividade aeróbica realizada dentro de uma piscina e, muitas vezes, com o uso de alguns equipamentos e acessórios. Por ser feito na água, algumas pessoas acreditam que os exercícios de hidroginástica são mais fáceis e exigem menos esforço físico.

Com início no dia 22 de Maio de 2023, as aulas acontecem:

Segunda-feira

10:00 as 11:00

19:30 as 20:30

15:00 as 16:00

A hidroginástica tem diversos benefícios a saúde. “Este tipo de atividade é indicado para pessoas de todas as idades, sendo ótimo para pessoas com problemas na coluna ou coração, além de também poder ser praticada por mulheres grávidas desde com orientação de um profissional certificado para que sejam indicados os melhores exercícios e sejam evitadas lesões", segundo as informações dos profissionais de Educação Física.

Serão disponibilizadas 50 (cinquenta) vagas por turma, e os participantes deverão apresentar Atestado Médico ou indicação médica para a prática da atividade física e para retirar a ficha de inscrição no Departamento de Esporte e Lazer, na Avenida Siqueira Campos nº 188 - centro - Ginásio de Esportes Sylvio de Magalhães Padilha, de segunda a sexta-feira, das 07:30 às 11h30 e das 13:00 às 17h.

10 Benefícios da Hidroginástica

1. Perda de peso

A realização da hidroginástica de forma regular favorece a perda de peso, já que durante a realização do exercício é possível queimar até 500 kcal por hora dependendo da intensidade e duração da aula. Assim, é possível perder até 1kg por semana caso seja combinada com uma dieta balanceada e baixa em calorias.

2. Melhora da circulação

A hidroginástica ajuda a melhorar a circulação devido ao aumento da contração muscular e atividade aeróbia, o que tem como resultado a melhora do funcionamento do coração e, consequentemente, melhora na circulação sanguínea.

3. Melhora da respiração

Os exercícios realizados na aula de hidroginástica fazem com que a pessoa tenha de realizar inspirações mais profundas e, por isso, um dos benefícios da hidroginástica é a melhora da capacidade respiratória.

4. Fortalecimento dos músculos

A hidroginástica ajuda a fortalecer os músculos devido à contração muscular, o que também ajuda a melhorar a flexibilidade e força à medida que a atividade é realizada com frequência.

5. Fortalecimento dos ossos

Realizar exercícios de hidroginástica ajuda também a fortalecer os ossos, porque favorece a absorção de cálcio pelos ossos, deixando-o mais forte e evitando possíveis fraturas, por exemplo.

6. Melhora da flexibilidade

Esta atividade também é ótima para melhorar a flexibilidade do corpo, devido ao aumento da amplitude dos movimentos que é necessário realizar.

7. Aumento da coordenação motora

Os exercícios realizados na aula de hidroginástica devem ser feitos de forma ritmada movendo os braços e pernas opostas, o que aumenta a capacidade de coordenação motora.

8. Preservação das articulações

A hidroginástica é uma atividade ideal para pessoas que não podem sobrecarregar as articulações, sendo ideal para quem sofre com artrite ou artrose ou está muito acima do peso, por exemplo.

9. Prevenção de doenças cardiovasculares

A hidroginástica ajuda ainda a prevenir doenças cardiovasculares por diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial, além de melhorar a circulação sanguínea, levando a uma melhor eficiência do trabalho do coração.

10. Promoção do bem-estar

Como esta atividade melhora a circulação, não tem impacto nas articulações, provoca pouca ou nenhuma dor muscular depois das aulas e ainda permite a socialização, é ótima para que a pessoa se sinta bem e saudável.

Departamento de Esporte e Lazer

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista