Esportes e Recreação - Segunda-feira, 24 de Abril de 2023

Atleta de Voleibol Masculino, que representa Paraguaçu Paulista sofre ataques de racismo e homofobia

Departamento de Esporte e Lazer entrará com medidas cabíveis para que casos como esse não fiquem impunes.

Na última sexta-feira, dia 21 de abril de 2023, um atleta da equipe masculina de Voleibol, representando a cidade de Paraguaçu Paulista, sofreu insultos com termos homofóbicos e injúria racial enquanto participava da fase sub-regional do 38º Jogos Abertos da Juventude, organizado e dirigido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, na cidade de Tarumã, em partida envolvendo as cidades de Paraguaçu Paulista x Assis.

O Departamento Municipal de Esporte e Lazer, repudiou veementemente os insultos HOMOFÓBICOS e a INJÚRIA RACIAL pelo qual o jogador PARAGUAÇUENSE da equipe de Vôlei sofreu por parte de um atleta vinculado a AVA (Associação Vôlei Assis).

“Não cabe nos dias atuais e nem em tempo algum, atos nocivos e abjetos como os ocorridos nesta manhã durante o jogo. A Prefeitura acionará seu Departamento de Assuntos Jurídicos e abrirá um Boletim de Ocorrência, para dar prosseguimento nesse fato, para que situações como está não se repitam jamais. Estamos participando de uma competição chamada Jogos Abertos da Juventude, organizada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, temos obrigação de educar e disciplinar nossos jovens e o esporte é a principal ferramenta para que isso seja feito, não podemos deixar passar um ato de tamanha gravidade, caso contrário, perderemos todo o sentido e a legitimidade da competição”, destacou a nota de repúdio do Departamento de Esportes.

A AVA – Associação Vôlei Assis também emitiu uma nota onde declarou que identificou o menor que proferiu palavras ofensivas e afastou o mesmo da Associação.

“A Associação Vôlei Assis lamenta profundamente o ocorrido, haja vista não compactuar com qualquer tipo de preconceito, seja ele de cunho sexual, racial ou religioso, protestando sempre pelo maior respeito entre as pessoas”, declarou.

O Departamento Municipal de Esporte e Lazer de Paraguaçu Paulista destacou que se solidariza com o atleta ofendido e tomará as medidas cabíveis para que casos como este não passem impunes, cível e criminalmente, com total apoio do Departamento Jurídico do município.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista