Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 26 de Maio de 2023

Prefeitura, em parceria com o Cisorp e Unesp, realiza a análise de resíduos sólidos em Paraguaçu

Objetivo é a verificação qualitativa e quantitativa desse material.

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu nesta sexta-feira, dia 26, a análise qualitativa e quantitativa de resíduos gerados e coletados na cidade, visando a classificação desse material, a fim de promover a efetividade do processo e, por meio dessa amostragem, catalogar e atualizar tudo o que é produzido no município em termos de resíduos domiciliares.

O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Cirsop – Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista e com a UNESP de Presidente Prudente, além do apoio da COOPACAM – Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Paraguaçu Paulista.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, Camilo Plácido Vieira, esse é um trabalho chamado de gravimetria, importante para analisar o conteúdo do resíduo sólido.

“O objetivo disso é a gente traçar nossas rotas, conduzirmos o sistema de classificação para reciclagem, de forma que torne todo o processo mais efetivo”, destacou.

Segundo o professor Dr. Fernando Kimoto, além da gravimetria, será realizada uma análise físico-química, visando conhecer as características desse material e que poderão ser usadas inclusive, em propostas de educação ambiental.

“A gente vai conseguir saber as frações que esse resíduo tem e qual sua potencialidade em termos de reciclagem, compostagem, geração de energia e outras rotas tecnológicas que possam ser implementadas em Paraguaçu Paulista”, destacou.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista