Aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, na Unidade de Saúde ESF Barra Funda I uma tarde de orientações e interação com as gestantes sobre o Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno.
Na ocasião, estiveram presentes no encontro a enfermeira Sandra Regina de Oliveira, responsável pelo Posto de Coleta de Leite Humano, e uma das mamães doadoras, a Michele, que passaram orientações e tiraram dúvidas sobre amamentação e sobre o processo de doação de leite.
A equipe da Unidade de Saúde, comandada pela enfermeira Ana Cláudia, esclareceu mitos e verdades sobre a amamentação e em seguida sorteou brindes às futuras mamães presentes no encontro.
MAMÃES DOADORAS
O Posto de Coleta de Leite Humano desenvolve em Paraguaçu Paulista um trabalho que tem feito a diferença na vida de muitos bebês com a oferta do alimento, essencial para a sua saúde e desenvolvimento. Inaugurado em março de 2023, o espaço oferece para as mamães nutrizes orientações sobre como realizar a coleta de forma correta, triagem, exames e a entrega de materiais padronizados e devidamente esterilizados.
Todo o material colhido abastece o Banco de Leite do Hospital Regional de Assis, que fornece o alimento aos recém-nascidos internados na UTI, bem como os bebês prematuros que por alguma razão não conseguem ser amamentados normalmente.
Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Segundo o Coren (SP) um ml (1 ml) já é o suficiente para nutrí-lo cada vez que o bebê for alimentado.
Para as mamães que tenham interesse em se tornar doadoras, o Posto de Coleta fica localizado na Unidade de Saúde da Mulher.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista
Paraguaçu Paulista