O Departamento de Saúde através da Vigilância em Saúde faz um alerta para a população sobre as altas temperaturas e o período de chuva que se aproxima. Com essa combinação a população precisa redobrar os cuidados para evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.
O ovo do mosquito Aedes aegypti consegue sobreviver por mais de um ano, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos, por essa razão é importante manter a higiene e evitar o acúmulo de água parada nos quintais.
É importante que a população faça a limpeza nos quintais de suas casas, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, caixas d’água ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito. Manter lixeiras bem tampadas, ralos limpos e com aplicação de tela, e usar lonas esticadas para cobrir materiais de construção são outros cuidados para evitar o acúmulo de água e focos do mosquito. O uso de repelentes e telas em janelas também pode ser uma prática de segurança para a população.
Confira mais dicas:
• Evite água parada, em qualquer época do ano;
• Mantenha limpas as calhas;
• Lave bebedouros de animais;
• Guarde pneus em locais cobertos;
• Fure pratinhos de vasos ou preencha o espaço com areia até a borda
Sintomas
Fique atento aos sintomas da dengue como febre alta seguida de prostração, fraqueza, dor cabeça, dor no fundo dos olhos, dor nas articulações, pontos vermelhos pelo corpo, vômitos e diarreia. Em casos mais graves os sintomas são dor abdominal e sangramento na gengiva e nariz.
Caso você ou um membro de sua família apresentar sintomas semelhantes aos da dengue, procure atendimento médico, o diagnóstico precoce e o início da hidratação imediata são cruciais para que não se tenha evolução para casos graves e/ou óbitos.
Combater a Dengue depende de todos. Faça sua parte!
Paraguaçu Paulista