Mais de 2,4 mil quilômetros separam Paraguaçu Paulista (SP) de Jaru (RO). Apesar da distância geográfica, alunos desses dois municípios embarcaram em uma jornada virtual para trocar experiências e conhecimentos. Com o objetivo de promover o diálogo, estimular a pesquisa, o senso crítico e a troca de informações entre eles, o projeto-piloto “Eu vi na Internet” envolveu professores, alunos e a equipe da Aprende Brasil Educação.
Estudantes das duas localidades se reuniram on-line, com o propósito de desbravar as peculiaridades de suas respectivas cidades. Tanto os paraguaçuenses quanto os jaruenses tiveram uma aula sobre as histórias dos municípios, localização, clima, características culturais, prédios históricos e curiosidades.
A representante da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, explicou que a proposta foi fundamentada no aprender a partir de elementos que os alunos gostem. Assim, o ponto alto foi a produção, com o próprio celular, de vídeos curtos por parte dos estudantes. Os alunos puderam se ver no resultado da pesquisa e também perceber que nem tudo que está na Internet é confiável, é verdadeiro. “Ver os alunos entusiasmados e eufóricos para apresentar o que haviam preparado é a validação que o projeto alcançou o objetivo proposto”, observou Damila.
A diretora da Educação Municipal, Paula Renata Bertho, explica que, no mês de agosto, houve uma reunião do Departamento de Educação com a equipe da Aprende Brasil e, à época, foi apresentado o desafio. Após, a supervisora Marla Gil, entregou às professoras Fernanda Rogério e Talita de Pádua, na escola Mazzei, a execução do trabalho.
Em Paraguaçu Paulista, a atividade envolveu os alunos do 3º ano, da sala da professora Clarice Camargo Silva Catharino, na EMEF Prof. Antônio Mazzei.
Ao coordenar o projeto, a professora Talita destaca que a ação foi uma oportunidade para os estudantes ampliarem os conhecimentos sem sair da sala de aula: “Conhecer outras culturas e outros lugares é fundamental para que nossas crianças entendam que o mundo é muito maior que as fronteiras físicas. Esse intercâmbio é uma chance única para que eles saibam que há vivências diferentes daquelas que experimentam”.
A troca de experiências entre as crianças dos dois estados transcendeu fronteiras e permitiu construir pontes de entendimento, valorizando o potencial da tecnologia ao enriquecer a experiência educacional.
Fonte: Departamento de Educação
Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista
Paraguaçu Paulista