No dia 07 de Fevereiro de 2024, acontecerá o 1º Fórum Municipal de Turismo da Estância Turística de Paraguaçu Paulista/SP no Pavilhão de Eventos do Centro de Convergência Turística. O objetivo é desenvolver junto aosatores dos segmentos turísticos a percepção do que é o turismo e sua importância no desenvolvimento em nossa cidade, possibilitando a cada participante, conhecer, valorizar e divulgar os atrativos naturais e culturais da nossa Estância Turística através de palestras. O principal assunto que conduzirá o fórum será a eleição dos novos representantes da iniciativa privada para composição do Conselho Municipal de Turismo.
Consideram-se atores turísticos os meios de hospedagem, os restaurantes, as pizzarias, as lanchonetes, os bares e similares, as agências de turismo, os guias de turismo, os artesãos, as atividades de turismo rural, turismo de aventura, Associação Comercial, Clube de Serviço, Associações Esportivas (ACEPP) e Sindicato Rural Patronal.
As inscrições para os representantes da Iniciativa Privada ocorrerão no período de 15/12/2024 até as 12h do dia 28/12/2023, já os do Poder Público e Sociedade Civil serão encaminhados Ofícios por e-mail às instituições a partir do dia 18/12/2023.
Todos os cidadãos que não se se enquadrarem nas classificações acima descritas, podem participar como ouvintes. Os interessados deverão realizar sua inscrição no período de 15/01/2024 até as 16h do dia 31/01/2024, através do formulário google forms que será disponibilizado através de QRCode que será disponibilizado no site www.eparaguacu.sp.br.
Para inscrição, os segmentos turísticos deverão comprovar a existência da empresa conforme segue:
INICIATIVA PRIVADA:
Cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ da Receita Federal da empresa em que exerce atividade relacionada à cadeira produtiva do turismo;
Cópia do comprovante de endereço da empresa/Instituição (água/luz)
Cópia do CPF, RG ou CNH atualizado e comprovante de residência.
Apresentar Procuração do proprietário dando plenos poderes ao sócio ou parentesco de 1º grau ou colaborador com vínculo empregatício na empresa para representá-lo nas reuniões do Conselho, decisões e votações.
Cópia do Certificado do Cadastro de Prestador de Serviços Turístico do Ministério do Turismo - CADASTUR, atualizado. (Obrigatório para Meio de Hospedagem, Agência de Turismo e Guia de Turismo)
Cópia do Alvará de Funcionamento fornecido pela Prefeitura Municipal.
Do Guia de Turismo:
Cópia do Certificado de Conclusão do Curso de Guia de Turismo
Cópia doCadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ da Receita Federal
Da empresa em que exerce atividade relacionada à cadeira produtiva do turismo;
Cópia do RG, CPF ou CNH e Comprovante de Residência;
Cópia da Credencial de Guia de Turismo
SOCIEDADE CIVIL
Cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ da Receita Federal.
Cópia do comprovante de endereço da empresa/Instituição (água/luz)
Cópia do CPF, RG ou CNH atualizado do Presidente da Instituição e comprovante de residência da entidade.
Ofício da Diretoria indicando o representante da Instituição (Titular e Suplente);
No caso das entidades Lions Clube e Rotary Clube, indicar um representante respectivamente.
Cópia do RG, CPF ou CNH.
Vejam abaixo o Cronograma Geral e a Programação do Fórum Municipal de Turismo.
CRONOGRAMA GERAL | |||
DATA | HORÁRIO | AÇÃO | LOCAL |
14/12 a 28/12 | Até 12h do dia 28/12 |
Prazo para o recebimento das Inscrições através do Google Forms |
Internet |
04/01/24 | A partir 09h | Publicação dos habilitados e não habilitados | Diário Oficial Eletrônico www.eparaguacu.sp.gov.br |
05/01 a 08/01/24 | Até as 12h do dia 08/01 | Prazo para os não habilitados apresentar recurso | Protocolar no Departamento de Turismo e Cultura. |
10/01/24 | A partir das 9h | Publicação final dos habilitados para participar do 1ª Fórum Municipal de Turismo. | Diário Oficial Eletrônico www.eparaguacu.sp.gov.br |
15/01/24 até dia 31/01/24 | Até às 16h do dia 31/01/24 | Prazo para participação dos OUVINTES no 1º Fórum Municipal de Turismo |
Internet |
07/02/24 |
13h30 às 17h30 |
1º FÓRUM MUNICIPAL DE TURISMO | Pavilhão de Eventos do Centro de Convergência Turística |
09/02/24 |
A partir 09h |
Publicação no Diário Oficial Eletrônico Decreto de nomeação do COMTUR |
Diário Oficial Eletrônico www.eparaguacu.sp.gov.br |
16/02/2024 | 16h | Posse dos Membro do COMTUR. | Câmara Municipal |
21/02/2024 |
Até às 12h |
Prazo final para Registro de Candidatura | Protocolar no Departamento de Turismo e Cultura |
22/02/2024 | Após as 09h | Publicação dos Candidatos habilitados no Diário Oficial Eletrônico | Diário Oficial Eletrônico |
28/02/2024 |
Ás 16h. | Assembleia Geral do COMTUR Eleição e Posse da Diretoria do COMTUR (Presidente, Secretário Executivo e Secretário Adjunto.) |
Câmara Municipal |
PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM MUNICIPAL DE TURISMO | |
HORÁRIO | ATIVIDADE |
13h30 às 14h
|
Credenciamento dos Participantes, Ouvintes e Convidados Especiais. |
14h ás 14h45 | Cerimônia de Abertura do 1º Fórum Municipal de Turismo - Composição da Mesa de Honra (Participação do Secretário de Turismo e Viagem do Estado de São Paulo - Execução do Hino Nacional - Entrega de Obras Convênio Dadetur – 2021 pelo Secretário de Turismo - Pronunciamentos - Encerramento |
14h45 às 15h15 | Intervalo – “Café Sabor Rural” |
15h15 às 15h55 | Palestra I: Tema: “ Turismo Fora da Caixa”, O Papel do COMTUR no Desenvolvimento do Turismo no Município. |
15h55 às 16h40 | Palestra II: O Turismo como fator de Desenvolvimento no Município. Apresentação vídeo Institucional: “Nossos Atrativos” |
16h45 às 17h30 | Eleição para composição do COMTUR para Biênio 2024/2025. - Composição da Mesa Diretora do Pleito Eleitoral - Leitura dos Indicados do Poder Público e Sociedade Civil - Divisão de grupos por segmento para Composição da Iniciativa Privada - Votação para escolha dos Titulares e Suplentes por Segmento Turístico. - Apuração dos Votos. - Proclamação dos eleitos para composição do COMTUR. |
17h30 | - Encerramento do 1º Fórum Municipal de Turismo com degustação de Queijos da Queijaria Búfalas São João. |
O 1º Fórum de Turismo é uma oportunidade única para que os diversos segmentos do trade turístico da Estância Turística de Paraguaçu Paulista participem ativamente na escolha dos representantes que contribuirão para o fortalecimento do setor nos próximos dois anos e promete ser um evento importante para a comunidade turística local, consolidando a participação democrática e o comprometimento de todos os envolvidos no desenvolvimento do turismo na região.
INFORMAÇÕES:
ESTAÇÃO PARAGUAÇU
DEPARTAMENTO DE TURISMO E CULTURA
Av. Miguel Deliberador,217 – Centro (Prédio da antiga estação Ferroviária)
Telefone: 18 3361. 9632 – turismo@eparaguacu.sp.gov.br
LINK PARA ACESSO AO EDITAL:
LINK PARA ACESSO AO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:
https://forms.gle/L3gbYqUUtGurKmKP6
Paraguaçu Paulista