Nesta semana Paraguaçu Paulista confirmou mais 3 casos de dengue. Ao todo, no ano de 2024, o município soma 5 casos, sendo 3 na Barra Funda, 1 no Centro e 1 no Jardim Panambi.
O diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, alerta para os cuidados necessários que os moradores precisam tomar para conter a proliferação da doença.
“Infelizmente alguns moradores ainda não estão conscientes sobre a importância de seguir as orientações passadas por nossos agentes. Isso, de certa forma, prejudica todo o trabalho desenvolvido pelos agentes nas residências. Todos devem e podem fazer a sua parte para eliminar o mosquito, mas muitos ainda insistem em manter materiais inservíveis e outros entulhos nos quintais. Enquanto tiver água parada, a proliferação das larvas acontecerá rapidamente, com isso, aumentam as chances do morador ser picado pelo mosquito e ser contaminado pela doença dentro da própria casa”, explicou.
Egydio destacou que a Vigilância em Saúde, através da equipe de Combate às Endemias, tem realizado constantemente as ações de bloqueio com busca ativa, eliminação de criadouros, controle focal, busca de pacientes suspeitos e orientação e conscientização dos moradores quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e como agir no caso de algum morador manifestar sintomas.
Desde o início do ano, 73 casos foram notificados, sendo destes 5 casos positivos, 12 negativos e 56 que aguardam resultados de exames.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta;
- Dores musculares intensas;
- Dor ao movimentar os olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Em caso de sintomas procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. A Dengue Mata!
Paraguaçu Paulista