Para marcar a Semana Mundial do Brincar, que acontece entre os dias 27 e 29 de maio, às escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Paraguaçu Paulista organizaram agendas bastante interessantes voltadas à aprendizagem lúdica das crianças, dando destaque para a importância do brincar na infância.
Foi assim que a EMEI Dona Cota, na segunda-feira (27/05), já deu início às brincadeiras com uma programação inspirada no subtema:“Vem pra roda no ritmo do brincar”. Entre outras atrações encantaram os presentes as cantigas folclóricas, com roda cantada ao som da viola, o Projeto Fazendo Arte e a Menor Aprendiz Mel; cantigas de roda, com a participação dos alunos dos prés ll da EMEI DONA COTA e o apoio dos instrumentos de sopro do Projeto Fazendo Arte; muita brincadeira e ginga na roda de capoeira, com os pequenos tendo contato com os instrumentos, a cultura da roda de capoeira e toda a filosofia desse esporte que acontece em roda.
Para a Supervisora da Educação Infantil, professora Gláucia Marcon, as atividades da Semana do Brincar nas escolas da Rede Municipal não poderiam passar em branco: “O brincar significativo é essencial para o desenvolvimento das crianças. A Semana Mundial do Brincar é uma oportunidade de explorar, experimentar, interagir e criar; oportuniza o fortalecimento das habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais, de forma lúdica e prazerosa. Além disso, o ato de brincar estimula a criatividade, a imaginação, a resolução de problemas e a autonomia das crianças, favorecendo o desenvolvimento integral. Quando as nossas escolas infantis promovem essa Semana dedicada ao brincar estão agindo significativamente para a construção de memórias afetivas que serão extremamente importantes e especiais”, conclui.
Darcilei Pereira Neres, diretora da escola Dona Cota, explicou que, a cada data comemorativa do calendário escolar, a equipe pedagógica busca proporcionar novas experiências de crescimento aos alunos: “Alargar o universo mágico para as crianças é ampliar a construção de vínculos sociais, o compartilhamento de saberes e descobertas, com toda a potência da infância”.
Paraguaçu Paulista