Em um cenário preocupante, a ministra da Saúde, Nisia Trindade, projetou uma “provável incidência elevada” de casos de dengue em 2025, especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná. As condições climáticas favoráveis deste ano e o aumento da circulação do sorotipo 3 do vírus da Dengue são fatores que contribuem para essa previsão alarmante.
Os dados são preocupantes: em 2024, o Brasil registrou um recorde histórico de mais de 6.4 milhões de casos de dengue, um aumento significativo em relação aos 1,6 milhão de casos registrados em 2023. Em Paraguaçu Paulista, de acordo com a Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde do município, a situação também é alarmante. No ano passado, foram 3.053 casos, um número que supera os 317 casos registrados em 2023.
Embora Paraguaçu Paulista não tenha registrado mortes por dengue até o momento, a situação no país é crítica. Em 2024, o Brasil enfrentou o maior número de mortes por dengue do século 21, totalizando 6.041 óbitos, número que ultrapassa a soma dos registros dos sete anos anteriores (4.331 mortes de 2017 a 2023). Diante desse cenário preocupante, é essencial intensificar os cuidados com a limpeza dos quintais e a eliminação dos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. A colaboração da população é fundamental para evitar a propagação da doença.
O Que Fazer para Prevenir?
- Elimine água parada: Verifique e limpe locais que possam acumular água, como pneus velhos, vasos de plantas e calhas.
- Cuidados com recipientes: Guarde garrafas e outros recipientes ao abrigo da chuva.
- Limpeza regular: Mantenha os quintais limpos e livres de entulhos.
Fonte: Departamento Municipal de Saúde
Simone Albieri - AsCom/Prefa de Paraguaçu Pta
Paraguaçu Paulista