Psicóloga Talita Tomazinho é a nova coordenadora do CAPS

Saúde - Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025


Psicóloga Talita Tomazinho é a nova coordenadora do CAPS

A nova coordenadora já é conhecida pela equipe e os pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), onde trabalha há sete anos. Antes focada em atendimento, assume o desafio de coordenar ações para a saúde mental de Paraguaçu Paulista e seus distritos.

 

Talita Tomazinho é psicóloga, formada pela UNIP (Universidade Paulista) desde 2015. Ela é especialista em Saúde Mental e atualmente faz uma pós graduação em Psicopatologia. Antes de trabalhar no CAPS, trabalhou no CRAS da Barra Funda até ser chamada pelo concurso. "Comecei no caps em 2018, quando passei no concurso - então são quase sete anos, atendia especificamente pacientes de CAPS, pacientes mais graves, e agora estou nesta nova fase, da coordenação, e acredito que agora vai ser diferente. Eu fazia visitas, atendimento, oficinas, exclusivamente. Com o tempo que já trabalha no CAPS conheço os pacientes, alguns desde que entrei, a equipe também, então acredito que entendo as necessidades que pode ajudar a otimizar o serviço" conta ela.

 

O CAPS vai passar por uma reforma no prédio e estrutura. A respeito disso, Talita conta que como lida com pacientes em sofrimento, é importante que o local seja mais confortável para eles. Na reforma, irão dividir melhor o espaço para evitar interferências, como uma oficina que tem que acontecer em um espaço compartilhado onde ocorrem consultas atualmente.

 

Ela relata as mudanças que pretende implementar e as que já começaram. A clínica que lida com pessoas do Transtorno do Especto Autista (TEA) e deficiência intelectual múltipla, parceira da APAE, agora passa a ser coordenada pelo CAPS, com a proposta de atender mais pessoas, em outro espaço. Também quer intensificar consultas psiquiátricas, apoio de assistência social e de grupos de apoio para pessoas que abusam de álcool e outras substâncias. Outro ponto são os cuidados à mulher vítima de violência doméstica. Visitas domiciliares com psicólogos, e enfermagem, uma parceria que tem com todos os setores do Departamento de Saúde e a Delegacia da Defesa da Mulher.

 

O CAPS também fará parte do curso Maternidade Real, promovido pela Santa Casa e Departamento de Saúde, que acompanha e dá apoio a gestantes em cursos semanais, com parceria com o Departamento de Assistência Social.

 

Talita também quer reativar os grupos e ações coletivas. Durante a pandemia os grupos tiveram que parar, depois voltaram com atendimentos individuais, mas que não substituem os grupos. "Era muito positivo, compartilhando as ideias, as pessoas se fortaleciam juntas, trocavam experiências e criavam rede de apoio e suporte". Ela ainda quer estreitar os laços com as outras áreas da prefeitura, como cultura, lazer, esportes, porque a saúde mental envolve todas as áreas da sociedade.

 

Outro projeto que Talita quer implementar é um reforço a projetos de combate ao suicídio, que aumentou nos últimos anos, buscando parcerias dentro e fora do município. Se você está em sofrimento e precisa de ajuda, pode buscar o atendimento emergencial pelas manhãs nos dias de semana, no posto de saúde do seu bairro ou ligar no número 188, o número do Centro de Valorização da Vida (CVV), que é válido em todo território nacional e é gratuito.

 

Fonte: Departamento Municipal de Saúde 
Simone Albieri - AsCom / Prefeitura de Paraguaçu Pta
 

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista