Doação de Leite Materno: Um Ato de Amor que Salva Vidas

Saúde - Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025


Doação de Leite Materno: Um Ato de Amor que Salva Vidas

O leite materno é um alimento vital para todos os bebês, especialmente para aqueles que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 150 mil litros de leite materno humano são coletados, processados e distribuídos anualmente aos recém-nascidos de baixo peso que se encontram em unidades neonatais por todo o Brasil. Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia, e dependendo do peso do prematuro, apenas 1 ml é suficiente para nutri-lo a cada alimentação.

 

Os benefícios do leite materno são inegáveis: ele protege as crianças contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, reduz em 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos e diminui o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

 

Um aspecto crucial da doação de leite é o aleitamento materno exclusivo. As mães doadoras são aquelas que possuem leite excedente ao que seus bebês conseguem mamar. Sandra Regina de Oliveira, enfermeira da Unidade da Saúde da Mulher e responsável pelo programa de Aleitamento Materno no município, destaca que em Paraguaçu Paulista funciona um Ponto de Coleta que encaminha o leite ao Banco de Leite em Assis. Esse banco possui critérios rigorosos para aceitar as doações. Mães que utilizam fórmula para alimentar seus filhos ou que fumam, consomem bebidas alcoólicas, usam drogas ou tiveram doenças sexualmente transmissíveis não podem doar.

 

As orientações às mães começam durante a gestação. No curso Maternidade Real, promovido pelo Departamento de Saúde em parceria com a Santa Casa, a doação de leite é um dos temas abordados. Sandra realiza visitas às mães na maternidade para explicar sobre a possibilidade da doação e mantém contato constante para saber sobre a demanda da Santa Casa por leite materno.

 

Uma semana após o parto, quando as mães levam seus bebês para vacinação, elas são novamente incentivadas a considerar a doação caso tenham leite excedente. Se aceitam, Sandra visita suas casas para realizar uma entrevista e verificar se podem ser doadoras. Ela faz o cadastro e fornece todos os materiais necessários para a coleta: bomba para ordenha, máscara e vidros esterilizados. Após isso, ela orienta sobre como realizar a ordenha e pede que o leite seja congelado até sua próxima visita uma semana depois.

 

O Posto de Coleta em Paraguaçu garante que todo o leite recolhido é enviado ao Banco de Leite em Assis. O leite ordenhado e congelado tem uma duração entre 10 a 15 dias; por isso, Sandra leva os vidros semanalmente para pasteurização e armazenamento em freezer específico no banco. Após passar por exames rigorosos, o leite das novas doadoras só é utilizado após atingirem a marca de 700 ml coletados.

 

A parceria com a Santa Casa não apenas facilita as orientações às mães como também contribui significativamente para eliminar o uso de fórmulas na maternidade local, garantindo que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno. Um caso recente exemplifica essa prática: uma mãe internada na UTI foi incapaz de amamentar ou ordenar seu próprio leite; mesmo assim, seu bebê recebeu somente alimentação à base de leite materno durante todo o tratamento.

 

Paraguaçu - Premiação

 

O Posto de Coleta em Paraguaçu Paulista retomou suas atividades definitivamente em 2023 no Dia Internacional da Mulher (8 de março). A cidade foi premiada durante a 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios em São Paulo. A experiência do município com o tema “Posto de Coleta de Leite Humano: Doação de Amor em Frasco Salva Vidas” foi uma das quinze selecionadas para receber o 13º Prêmio David Capistrano no ano passado.

 

Este prêmio foi recebido pelo diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, representando um incentivo às experiências transformadoras na gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre 1687 trabalhos inscritos provenientes de 149 cidades diferentes, Paraguaçu Paulista se destacou como uma das 15 premiadas. Isso demonstra a seriedade e a importância do trabalho desenvolvido no município em prol da saúde infantil através do Posto de Coleta de Leite Humano.


Fonte: Departamento Municipal de Saúde 
Simone Albieri - AsCom / Prefeitura de Paraguaçu Pta 
 

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista