Paraguaçu participa de encontro em São Paulo que define ações para combate à dengue

Saúde - Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025


Paraguaçu participa de encontro em São Paulo que define ações para combate à dengue

O diretor do Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista, Egydio Tonini Nogueira Neto, esteve presente nesta quinta-feira (23), em São Paulo, a convite do governador do estado, Tarcísio Freitas, e do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva. O encontro teve como objetivo apresentar o balanço do governo na área e discutir estratégias para o combate às arboviroses no Palácio dos Bandeirantes.

 

Conforme Nogueira, além de expor as iniciativas do estado para apoiar os municípios no combate ao Aedes Aegypti, foi enfatizado durante a reunião que "a importância número um é a população entender o que está acontecendo e fazer a sua parte, ajudando a combater a Dengue", afirmou. Ele também acrescentou que "eles vão incluir a Defesa Civil e o Sistema Prisional, como já fazemos em Paraguaçu Paulista, em ações de combate à dengue. Assim, o que já realizamos na cidade está bem alinhado com as ações que serão implementadas em nível estadual". Embora ainda não tenha informações sobre quanto cada cidade receberá dos recursos destinados pelo governo estadual para combater a dengue, Nogueira destacou que essa colaboração com o estado e outros municípios é extremamente positiva.

 

Entre as iniciativas de enfrentamento apresentadas pelo governador Tarcísio de Freitas estão a criação de um Centro de Operações de Emergências para dengue e outras arboviroses. Este centro ficará localizado dentro da secretaria e terá a função de monitorar e auxiliar as cidades que enfrentarem situações mais críticas. O governador também anunciou que começará a enviar, a partir da próxima sexta-feira (24), cerca de R$ 228 milhões aos municípios paulistas para auxiliar no combate à dengue.

 

Segundo o Painel de Arboviroses da Secretaria da Saúde, o estado contabiliza 63.383 casos prováveis e 21.835 registros confirmados da doença. Desses casos, 55 evoluíram para quadros graves. Além disso, foram registradas seis mortes em decorrência da dengue, com outros 85 óbitos ainda sob investigação. Em Paraguaçu Paulista, até o momento, foram confirmados três casos da doença.

 

“Por meio de um painel situacional, vamos conseguir ver a evolução do quadro e dar um suporte imediato aos municípios”, declarou Tarcísio ao se referir ao funcionamento do centro de emergências. “Vamos manter contato constante com as secretarias municipais de saúde e monitorar geograficamente onde estamos enfrentando problemas para que possamos agir rapidamente”, completou. “Tivemos muitas pessoas afetadas pela dengue no ano passado. A repetição favorece uma forma grave da doença”, alertou o governador. Ele também destacou um fator complicador: a circulação do sorotipo 3 da dengue pelo estado.

 

Durante seu pronunciamento no Palácio dos Bandeirantes, o secretário Eleuses Paiva ressaltou que considera a dengue deste ano um “grande desafio”.

 

Fonte: Departamento Municipal de Saúde
Simone Albieri - AsCom / Prefeitura de PPta

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista