Fisioterapia de Paraguaçu Paulista recebe equipamentos com tecnologia de ponta para atender a população

Saúde - Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2025


Fisioterapia de Paraguaçu Paulista recebe equipamentos com tecnologia de ponta para atender a população

A Sala de Fisioterapia do Centro de Especialidades Médicas (CEM) recebeu quatro novos aparelhos para atender os pacientes, utilizando tecnologia de ponta. Essa aquisição reforça o compromisso da Prefeitura de Paraguaçu Paulista e do Departamento de Saúde em investir no cuidado dos cidadãos.

 

A coordenadora da Sala de Fisioterapia do CEM, Lívia Rebello, explicou que os novos equipamentos incluem dois aparelhos de eletroestimulação e dois aparelhos de ultrassom. A principal diferença é que, enquanto os ultrassons combinam a eletroestimulação com ultrassom terapêutico, oferecendo tanto alívio da dor quanto ação anti-inflamatória e cicatrização de tecidos, os outros dois são focados em eletroestimulação para alívio da dor e fortalecimento muscular.

 

Além dela, trabalham na Sala de Fisioterapia do CEM as fisioterapeutas Luciana Pelegrini, Adriana Parisotto e Laisa Gabrinha. Elas contaram que a sala já contava com aparelhos que cumpriam essas funções, mas eram muito antigos, sendo que o mais novo tinha pelo menos 15 anos. Outra vantagem dos novos aparelhos, segundo elas, é que não precisam da mesma manutenção que os antigos; algumas funções que eram analógicas agora são digitais nos novos equipamentos. Além disso, o display mais moderno facilita a operação pelas profissionais, com protocolos e programações pré-estabelecidas.

 

Os aparelhos de ultrassom podem ser utilizados em diversos casos, como problemas nas articulações e melhora da dor em pessoas com inflamações. Eles são especialmente indicados para pacientes com artrite, artrose, tendinite, bursite e no pós-operatório de cirurgias, atuando na dor crônica e aguda.

 

Os aparelhos lembram um ultrassom de gravidez; porém, em vez de gerar imagens, o transdutor — a parte do aparelho que toca o paciente — emite correntes que inibem a dor e atuam como anti-inflamatório. Eles funcionam através de ondas sonoras de alta frequência que penetram nos tecidos do corpo, aumentando a circulação sanguínea na área tratada. Isso ajuda a reduzir a inflamação e a dor, promovendo também a cicatrização dos tecidos e melhorando a mobilidade articular.

 

Já os dois aparelhos de eletroestimulação utilizam correntes TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea), usada principalmente para alívio da dor; FES (Estimulação Elétrica Funcional), utilizada para fortalecimento muscular; e a Corrente Russa, uma técnica desenvolvida na Rússia para estimular a contração dos músculos, aumentando a força muscular e melhorando a circulação sanguínea. Diferentemente do ultrassom, os aparelhos estão conectados a diversos eletrodos colocados nos músculos que precisam de estímulo para inibir o sinal doloroso enviado ao cérebro.

 

Os novos equipamentos chegaram em dezembro de 2024 e as fisioterapeutas já estão adaptadas e contentes por poder oferecer um atendimento mais moderno aos pacientes. O Departamento de Saúde e a Prefeitura Municipal reforçam com essa aquisição seu compromisso em investir na saúde dos paraguaçuenses.

 

Fonte: Departamento Municipal de Saúde

 

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista