Nem todos tem conhecimento, mas a locomotiva do século 19, mais precisamente 1870, vai entram em funcionamento nos próximos meses. "Estamos falando de uma locomotiva cara e que a manutenção é ainda mais cara. Estamos trabalhando. Agora só está faltando a parte burocrática, que é a licitação para a compra da tubulação, que precisa ser trocada, e algumas inspeções" - informa Aleixo.
O diretor também destaca que todo o processo necessário para o retorno das atividades da Maria Fumaça já foram debatidos e é de conhecimento do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e também da Associação Comercial - que faz parte do Conselho, além disso, a sociedade civil interagida está ciente e consciência da condição e dos trabalhos que estão sendo feitos para o retorno do trem turístico.
"Eu, como diretor de Turismo, estou dando a minha palavra de que neste semestre/ano do Centenário a locomotiva a vapor irá, sim, rodar e trazer os turistas para Paraguaçu Paulista" - afirma Rubens Aleixo.
Ainda há um grande projeto para mudanças físicas: onde está localizado o Departamento Municipal de Turismo será apenas ponto de embarque e desembarque de passageiros da Maria Fumaça. "Vem grande novidades por aí" - frisa o diretor.
Imagem: Alesp
Simone Albieri - AsCom
Paraguaçu Paulista