No último sábado, 22 de fevereiro, teve início na Santa Casa de Misericórdia de Paraguaçu Paulista um mutirão de cirurgias oftalmológicas. Segundo Michele Castro, responsável pelos mutirões da instituição, estavam agendadas 101 pessoas para cirurgia de catarata em um dos olhos no sábado, com mais 70 agendadas para o domingo, para o outro olho. Os procedimentos para pterígio estão marcados para terça-feira, dia 25 de fevereiro, com 50 cirurgias programadas.
Michele destacou que o número de pacientes poderia ser ainda maior, pois 50% das pessoas que passaram pelo oftalmologista e tinham indicação para cirurgia não atenderam os telefonemas da Santa Casa ou do Departamento de Saúde. Alguns também forneceram números desatualizados, dificultando o agendamento. "Às vezes nem os agentes de saúde que vão até as casas conseguem falar com os pacientes", afirma ela. Para facilitar o contato, Michele decidiu divulgar seu telefone para que os pacientes já indicados para cirurgia possam se comunicar diretamente. O número é (35) 99756 3200 e conta com WhatsApp, permitindo que as pessoas deixem recados caso prefiram não ligar.
Donizete Francisco de Oliveira é um dos pacientes que passou pelo procedimento de catarata no último fim de semana. Ele contou que percebeu a visão embaçada enquanto estava na roça e acredita que a cirurgia pode evitar acidentes: "Tem vez que olho para o chão e parece que tem duas coisas. Faz medo cair. Acho que a cirurgia vai ajudar sim", disse ele. Os mutirões são uma iniciativa da Santa Casa em colaboração com o Departamento de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu Paulista. O Departamento é responsável por identificar os pacientes que necessitam dos procedimentos, informá-los sobre as datas dos mutirões, realizar visitas no pós-operatório e agendar consultas de retorno. A Santa Casa oferece toda a infraestrutura, profissionais e equipamentos necessários para a realização das cirurgias.
Fonte: Departamento de Saúde
Paraguaçu Paulista