Reunião do Departamento de Saúde apresenta ações para o combate à Dengue

Vigilância em Saúde - Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2025


Reunião do Departamento de Saúde apresenta ações para o combate à Dengue

Foi realizada nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, uma reunião no Departamento de Educação de Paraguaçu Paulista, para dar retorno ao encontro que ocorreu no mesmo local, no dia 14 de fevereiro, com as equipes de enfermagem, agentes de saúde e endemias, além do Departamento de Saúde e Vigilância Epidemiológica. Na reunião anterior, o diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, propôs uma dinâmica em que as equipes de cada unidade apresentaram seus principais problemas e sugestões para solucioná-los. Durante o encontro recente, foram discutidos os problemas levantados e as sugestões apresentadas. O diretor analisou a viabilidade das ações propostas e sugeriu soluções alternativas após reuniões específicas sobre os casos de cada unidade. 

 

 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde, Diala Wegner, iniciou a reunião traçando um panorama dos casos na cidade. Ela apresentou um mapa que destacou a ocorrência de casos confirmados e suspeitos em todos os bairros, com maior intensidade na Barra Funda e alguns registros na Zona Rural.  

Em seguida, o diretor detalhou ações em andamento para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ele mencionou parcerias com o Departamento de Obras e reeducandos do Sistema Prisional para a coleta de materiais que acumulam água nos bairros. Além disso, destacou a produção de repelentes pela farmácia de manipulação, inicialmente destinados aos agentes de saúde, idosos e gestantes notificados. 

 

 

Egydio também fez uma análise individual dos problemas apontados por cada unidade, oferecendo devolutivas das propostas de solução e alternativas em alguns casos. As soluções incluem ações que podem ser realizadas pelo Departamento de Saúde e outras que exigem a colaboração com diferentes setores, como Obras, Educação, Meio Ambiente e Jurídico. Ele ainda apresentou inovações em estudo, como o uso de drones para mapeamento e controle dos focos de dengue. 

Por fim, Bianca Santos, da equipe de Vigilância em Saúde do Departamento, falou sobre a segunda fase da Operação Paraguaçu contra a dengue. Em parceria com o Departamento de Obras, já foram retiradas mais de 128 toneladas de material descartado incorretamente no último mês. Ela também abordou ações na área de comunicação, como o uso de carro de som, panfletos e postagens em redes sociais. Bianca orientou os agentes a enviarem fotos dos locais com possíveis focos para que possam ser notificados. 

 

 

Ao final da reunião, todos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e avaliar a dinâmica proposta, que poderá ser implementada mais vezes com a participação das equipes das unidades para resolver outros problemas pontuais. 

 

Fonte: Departamento de Saúde

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista