Palestra na Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista Aborda Matriciamento na Saúde Mental
Saúde - Sexta-feira, 28 de Março de 2025

Hoje, 28 de março, a Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista sediou uma palestra direcionada a médicos e enfermeiros sobre matriciamento, que envolve a articulação entre a atenção básica, os serviços de saúde mental e os dispositivos de apoio integrados. A coordenadora do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Talita Tomazinho, e o médico psiquiatra Everton Gervazoni compartilharam suas experiências e conhecimentos com os profissionais de saúde sobre os diferentes tipos de serviços disponíveis na área da saúde mental e a importância do direcionamento adequado dos pacientes.

Talita iniciou a apresentação destacando que cerca de 140 novos pacientes são encaminhados ao CAPS mensalmente. Ela ressaltou a necessidade de orientar os profissionais sobre quando e onde encaminhar pacientes com queixas de saúde mental, além de identificar situações em que o problema pode ser resolvido na própria unidade de saúde. Em seguida, Talita passou a palavra ao psiquiatra Gervazoni, que abordou pontos cruciais, como a importância de oferecer tratamento adequado aos pacientes com questões de saúde mental que também apresentam problemas físicos.

Ele enfatizou que muitos problemas podem ser resolvidos no próprio território; por exemplo, se uma medicação já estabiliza o paciente, não há necessidade de encaminhamento ao CAPS. Gervazoni também explicou sobre a avaliação de risco dos pacientes e como essa avaliação determina o local mais apropriado para o tratamento — seja na própria unidade, no CAPS ou na Santa Casa. A conversa foi esclarecedora e contribuiu para que enfermeiros e médicos compreendam melhor o trabalho realizado no CAPS, tornando-se mais assertivos no direcionamento dos pacientes em relação à saúde mental.
Matheus Machado - AsCom/Departamento de Saúde