Primeira Consulta ao Ginecologista: Tudo o Que Jovens e Pais Precisam Saber

Saúde - Segunda-feira, 31 de Março de 2025


Primeira Consulta ao Ginecologista: Tudo o Que Jovens e Pais Precisam Saber

Estamos no último dia de março, mês em que se celebra o Dia da Mulher e há uma atenção especial às questões relacionadas à saúde feminina. No entanto, é fundamental lembrar que esses temas devem ser discutidos o ano todo, e não apenas em março ou no Outubro Rosa. Hoje, o Departamento de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu Paulista aborda um assunto essencial, mas pouco falado: a primeira consulta das meninas ao ginecologista.

 

A primeira visita ao ginecologista pode gerar ansiedade e insegurança, tanto para as meninas quanto para seus responsáveis. No entanto, a principal dica para tranquilizar quem tem receios é que essa primeira consulta, na maioria das vezes, consiste apenas em uma conversa. O profissional irá esclarecer dúvidas e avaliar alguns aspectos fundamentais da saúde da paciente. Entre os pontos observados estão: hábitos alimentares, frequência da prática de atividades físicas, atualização da carteira de vacinação, quando necessária, e histórico familiar de doenças. Além disso, esse é um espaço seguro para que a jovem possa expressar suas dúvidas e receber orientações confiáveis.

 

Não é necessário esperar a primeira menstruação para procurar um ginecologista. Assim que surgirem os primeiros sinais da puberdade, como crescimento de pelos pubianos e desenvolvimento das mamas, já é possível agendar a consulta. Para agendar, procure a unidade de saúde em Paraguaçu Paulista mais próxima a você e você será instruído de como esse agendamento é feito.

 

Se a jovem já menstruou, o médico poderá avaliar se o ciclo menstrual está regular e se não interfere na qualidade de vida da paciente. Também serão abordados temas importantes como desenvolvimento corporal, métodos contraceptivos e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O acompanhamento ginecológico precoce pode evitar complicações futuras, como gestações não planejadas e infecções, além de garantir que a adolescente tenha acesso a informações essenciais sobre seu próprio corpo. Portanto, se você é jovem e ainda não passou por essa experiência, ou se é pai ou mãe, incentive esse cuidado. A informação é uma poderosa ferramenta para a saúde e o bem-estar das meninas. Vamos cuidar delas!

 

Matheus Machado - AsCom/Departamento de Saúde

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista