Boletim semanal dos casos de Dengue em Paraguaçu Paulista

Vigilância em Saúde - Quarta-feira, 07 de Maio de 2025


Boletim semanal dos casos de Dengue em Paraguaçu Paulista

O Boletim desta semana sobre os casos de Dengue em Paraguaçu Paulista aponta que foram confirmados 6 novos casos positivos da doença em relação à semana anterior, totalizando 194 confirmações desde o início do ano. O número de notificações se manteve em 890, e o de casos negativos foi de 422 para 427 desde o último boletim.
 


A DRS (Diretoria Regional de Saúde) e o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) são divisões regionais dentro do estado de São Paulo que ajudam a organizar e acompanhar os serviços de saúde, especialmente no controle de doenças.

Paraguaçu Paulista faz parte da DRS de Marília e do GVE de Assis, que abrangem várias cidades próximas. Quando olhamos os números de dengue, vemos que Paraguaçu tem 474 casos para cada 100 mil habitantes, enquanto a média da região é muito maior, com 4439 casos para cada 100 mil habitantes. Isso significa que, comparando proporcionalmente, Paraguaçu Paulista tem uma situação bem melhor do que a média das outras cidades.

Além disso, se compararmos Paraguaçu com outras cidades da mesma região, apenas Borá, Óleo e Timburi têm menos casos de dengue por 100 mil habitantes. Isso mostra que Paraguaçu está entre as cidades com menor incidência da doença.

Outro ponto importante: Paraguaçu Paulista não tem óbitos confirmados por dengue. Já na GVE de Assis, há 23 mortes confirmadas e outras 27 em investigação. Esse dado reforça que, apesar dos casos existirem na cidade, a situação está mais controlada do que em outras partes da região.

Isso não quer dizer, porém, que podemos ficar tranquilos e que a situação está controlada. É necessária a participação popular e a união das secretarias da Prefeitura Municipal no combate aos focos de reprodução do mosquito para que Paraguaçu se mantenha com baixos índices da doença.
 

Fonte: Bianca Santos - Vigilância em Saúde/IEC
Texto: Matheus Machado - AsCom/Secretaria de Saúde

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista