6 de julho foi o Dia Nacional das Zoonozes, a prevenção é a melhor saída
Vigilância em Saúde - Segunda-feira, 07 de Julho de 2025

No último domingo, seis de juho, foi o Dia Nacional das Zoonozes. A data tem por objetivo alertar a população sobre a importância da vigilância e controle de doenças transmitidas entre animais e seres humanos. Existem mais de 200 doenças classificadas com zoonoses causadas por bactérias, parasitas e fungos, como por exemplo, influenza, febre maculosa, leptospirose, toxoplasmose, raiva, febre amarela, dengue, entre outras.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, mais de 60% das doenças infecciosas dos humanos tem origem em animais. A transmissão dessas doenças pode ocorrer tanto de forma indireta, por vetores como os mosquitos (o Aedes aegypti), por meio do consumo de alimentos contaminados e também por mordidas, arranhões e contato com secreções.
Prevenção e controle
Em Paraguaçu Paulista, a Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria Municipal da Saúde, promove durante todo o ano, diversas ações voltadas a conscientizar a população com medidas de prevenção e controle. Entre elas estão, divulgação e campanhas de vacinação para a população em geral e vacinação contra raiva em cães e gatos, além disso, a prefeitura realiza ações de controle de vetores, como busca ativa e eliminação de focos de mosquitos durante as visitas casa a casa, e ações de prevenção e educativas sobre a leishmaniose.
O que fazer em caso de suspeita de zoonose?
Em caso de suspeita de zoonose, seja em animais ou em pessoas, é fundamental procurar atendimento médico ou veterinário imediatamente. É importante informar ao profissional de saúde sobre o contato com animais e os sintomas apresentados, para que o diagnóstico e o tratamento adequados possam ser realizados.
Bianca Santos - Vigilância em Saúde/IEC
