Descarte ilegal de lixo expõe falta de consciência de cidadãos, que prejudicam o meio ambiente e a saúde pública

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 18 de Julho de 2025


Descarte ilegal de lixo expõe falta de consciência de cidadãos, que prejudicam o meio ambiente e a saúde pública

O descarte irregular de lixo continua sendo um grave problema em Paraguaçu Paulista, causado pela falta de conscientização de parte da população. Mesmo com a existência de um ponto oficial e gratuito para o depósito correto de resíduos — Central de Gerenciamento de Resíduos: localizado na Rodovia SP-284 (Manílio Gobbi), Km 481 + 500 metros, entre Paraguaçu e Sapezal —, muitos insistem em descartar lixo em áreas verdes, estradas vicinais e terrenos públicos.

 

Essa prática configura crime ambiental e traz sérias consequências para o meio ambiente e para a saúde pública. Restos de móveis, entulho de construção, animais mortos e outros resíduos atraem pragas, poluem o solo e a água, além de oferecer riscos à segurança viária. Além disso, o tempo e os recursos que a administração pública investe constantemente para limpar esses locais poderiam ser direcionados a outras ações importantes para o desenvolvimento da cidade.

 

O descarte incorreto é uma infração prevista em lei, e a responsabilidade é de quem gera o resíduo. A Prefeitura de Paraguaçu Paulista reforça o apelo à população: descarte corretamente. O combate a esse crime depende da consciência e do comprometimento do cidadão com a preservação do ambiente e o bem-estar coletivo.

 

Denúncias podem ser feitas diretamente à Ouvidoria Municipal.

 

Imagem ilustrativa: Pixabay
Simone Albieri - AsCom

 

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista