Secretaria da Saúde promove capacitação durante semana de leishmaniose
Vigilância em Saúde - Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025

A Secretaria Municipal de Saúde de Paraguaçu Paulista, por meio da Vigilância em Saúde, realizou no último dia 6 de agosto, uma capacitação com agentes de combate a endemias e comunitário de saúde sobre leishmaniose visceral. A capacitação faz parte das ações da semana estadual de combate à leishmaniose, e tem como o objetivo reforçar o conhecimento sobre a doença, suas formas de prevenção, controle e manejo ambiental, além de padronizar as ações de orientação à população.

Durante a reunião foram apresentados dados atualizados sobre a doença entre os cães no município e também a realização da terceira etapa do inquérito sorológico canino. Além da capacitação, Paraguaçu Paulista reforça as ações já realizadas, como visitas casa a casa, palestras e treinamentos, durante a Semana Estadual de Combate à Leishmaniose Visceral, com o objetivo de divulgar informações sobre prevenção e controle da doença.

É importante ressaltar que a leishmaniose é uma doença grave, mas que pode ser prevenida e controlada com ações eficazes de vigilância e controle, envolvendo a participação de profissionais de saúde, agentes de endemias, e a colaboração da população.
Bianca Santos - Vigilância em Saúde/IEC
