Secretaria de Saúde de Paraguaçu Paulista e a UNIMAR formalizaram a parceria para realização do inquérito sorológico canino
Vigilância em Saúde - Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Na última segunda-feira, dia 18, a Secretaria de Saúde de Paraguaçu Paulista e a Universidade de Marília (UNIMAR), formalizaram a parceria, pelo terceiro ano consecutivo, para a realização do inquérito sorológico canino em Paraguaçu. O inquérito que terá início no próximo dia 25 com o cadastro dos animais pertencentes a área da Unidade de Saúde Barra Funda 1, está entre as principais ações desenvolvidas em Paraguaçu no combate à leishmaniose.
A médica veterinária responsável pelo Laboratório Municipal de Leishmaniose Canina, Ana Beatriz Pinto Costa, destacou a importância dessa parceria para a realização desta ação. “Quando iniciamos o inquérito sorológico em 2023, sabíamos que era um grande desafio, mas também sabíamos da importância e dos resultados positivos que ele traria para toda a população na questão do combate e prevenção à leishmaniose. E durante essa luta que travamos contra essa doença, saber que podemos contar com o apoio e parceria dessa universidade é fundamental. Os alunos e professores unem forças com a nossa equipe e vão a campo, nos ajudam na coleta de material e também na conscientização da população. Além da ação de controle da leishmaniose, temos ainda a troca de conhecimento e experiências” e completou: “Paraguaçu está ampliando seus esforços, mapeando os bairros para poder implementar medidas de controle mais eficazes. Isso inclui além do inquérito, campanhas de conscientização e controle do mosquito, entre outros.
A união, do poder público, da universidade e da comunidade, são fundamentais para termos bons resultados nessa batalha”. A leishmaniose não tem cura, mas tem prevenção. Cuide do seu pet, cuide da sua família.
Bianca Santos: Vigilância em Saúde/IEC
