Foi realizado pelo Departamento de Educação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, entre os dias 2 e 11 de fevereiro um encontro de planejamento com vistas ao ano letivo de 2011 nas escolas que fazem parte da rede municipal. Entre as atividades os professores, educadores, coordenadores, diretores e os professores que trabalham com alunos com necessidades especiais da rede municipal de ensino, participaram de diversas oficinas e palestras. Prof.ª Sandra Maria Bonan Renófio, diretora do departamento municipal de educação destacou que o período de planejamento escolar é um momento privilegiado para que os professores da rede municipal adquiram e ampliem seus conhecimentos com vistas a estabelecer o ponto de partida, as expectativas de aprendizagem e a avaliação e planejamento pedagógico. “É um momento em que o professor pode aprofundar seus conhecimentos e trocar experiências para a execução do seu trabalho durante o ano letivo e é isso que nós estamos fazendo com grande propriedade dos capacitadores e oficineiros de primeira grandeza que aqui vieram. Nós acreditamos que investindo na formação do professor e valorizando o professor, você imprime uma política de qualidade de ensino e isso vai refletir na sala de aula na qualidade de trabalho com as nossas crianças” – afirmou a Professora Sandra. Durante a entrevista Prof.ª Sandra fez questão de salientar a preocupação que o Prefeito Municipal tem com a educação das nossas crianças e nossos jovens. “O Dr. Ediney tem sensibilidade e preocupação com a educação municipal. Eu particularmente estou muito feliz com a administração da qual faço parte. Dr. Ediney é muito sensível às necessidades da educação tanto na parte física dos prédios com ampliação e reformas, como na aquisição de material didático pedagógico e principalmente na formação de professores. Então eu realmente estou contente e a vontade com essa visão do nosso Prefeito”. Na sexta-feira, dia 11, encerrando a semana de planejamento, duas palestras foram realizadas. Uma delas foi ministrada pela Prof.ª Marlene Coelho Alexandroff, coordenadora do Programa Correção do Fluxo Escolar do Cenpec (Centro de Estudos, Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Social - CENPEC) com o tema “Leitura e Escrita no Mundo Contemporâneo”. “Houve uma mudança muito grande no modo da leitura e da escrita ser vinculada para os nossos filhos, nossos adolescentes e nossos jovens, e muitas vezes nós ficamos naquele saudosismo, e isso precisa ser mudado não desprezando o passado, mas tentando trazer a questão da leitura e da escrita para outro patamar. Muitas das nossas crianças fogem da leitura e da escrita da escola, mas ficam escrevendo o dia todo no computador e nós temos que aproveitar este gosto que eles tem e dar uma direção para essa leitura e escrita. É muito importante o poder público municipal através da secretaria da educação oferecer capacitação aos seus professores, porque ele tem que estudar sempre, ele tem que ter um olhar de pesquisador e deve estar sempre atualizado, mas fazer isso sozinho não é fácil, agora fazer isso integrando diretores, a coordenação pedagógica e a equipe da secretaria é fundamental porque promove uma aproximação com os professores e eu sinto que aqui no município de Paraguaçu Paulista isso acontece e isso é fundamental”. – afirmou Marlene. A segunda palestra trouxe o tema “Quem conta um ponto aumenta um ponto”, com a Prof.ª Edi Fonseca, pedagoga e contadora de histórias. Para a palestrante contar historias acaba despertando no aluno o interesse pela leitura. “A narrativa oral existe a muitos e muitos anos e é importante para os alunos, porque acaba incentivando os mesmos a se aproximar dos livros, e as histórias falam do que é genuinamente humano, de amor, de nascimento, de morte e acaba ajudando a criança a entender o mundo, as relações sociais. Além disso o contato com as narrativas amplia o repertório literário dessas crianças e pode ajudá-las muito no processo de escrita. Existem crianças que dominam o código escrito mas elas não são letradas, tem dificuldades de escrever uma história, já existem crianças que não dominam ainda o código escrito mas vivem num contexto letrado com pais que lêem, com a escola que lê muitos livros, essa criança é capaz de narrar uma história com seus personagens, com suas especificidades sem dominar o código escrito e isso é muito importante” – finalizou a Profª Edi. Encerrado esse encontro, os professores da rede municipal de educação retornaram às atividades já com aulas regulares, a partir da segunda-feira, 14 de fevereiro, em todas as unidades escolares da rede municipal.
Paraguaçu Paulista