Foto: Assessoria de Comunicação – Momento em que o presidente da Comissão Organizadora, Ronaldo César Braga Costa, recebe o relatório da pesquisa feita na Expo pela Facig Durante o período de realização da 9ª Expo Paraguaçu, 17 a 20 de setembro, os alunos do curso de Administração da Facig – Faculdade de Ciências Gerenciais da Fundação Gammom de Ensino, realizaram, sob a coordenação de Fernando Anísio Rocha de Souza, uma pesquisa inédita sobre o impacto do evento no cenário econômico do município. Os resultados não poderiam ser melhores, segundo a reunião realizada para a formalização da entrega do resultado final da pesquisa. A pesquisa foi aplicada pela Facig Consultoria com o objetivo de identificar o perfil dos visitantes e sua satisfação em relação ao evento, identificar o perfil e a satisfação dos comerciantes e expositores presentes no evento e, além disso, identificar o impacto do evento na economia local. O método utilizado para esta pesquisa foi a interrogação direta, através de questionários com perguntas fechadas e semi-abertas, aplicados em 415 pessoas nos locais de maior concentração pública no recinto. Foi trabalhado sempre com um universo de 5% dos participantes e, especialmente das empresas ativas no município, num total de 1.944. Fernando Anisio Rocha de Souza e Alexandre Ribeiro de Lima foram os responsáveis pela tabulação dos dados coletados e uma equipe de 24 entrevistadores percorreu o recinto e os dias de realização da festa. Alguns dados são tão significativos que a prefeitura disponibilizará em seu site, a partir da próxima semana, a pesquisa completa para ser apreciada pelos interessados. Do público entrevistado chegou-se a um perfil de faixa etária entre 18 e 40 anos , em sua maioria, com predominância dos homens (71,33%), com renda entre 1 e 4 salários em sua maioria (quase 80%). Além disso, eram pessoas que, em sua maioria, haviam completado o ensino médio e residentes em Paraguaçu, apesar da participação de pessoas de outras cidades e até municípios. Definido o perfil, as informações mais relevantes que a pesquisa aponta são as seguintes: 1. A grade dos shows foi o que mais atraiu as pessoas para a festa; 2. A maioria das pessoas vieram em todas as edições da festa (nove); 3. 99,52% das pessoas afirmaram que pretende voltar (só duas pessoas não); 4. Praça de alimentação, opções de diversão, a exposição e a programação receberam da grande maioria a nota máxima de avaliação, sempre próximo de 70%; 5. A rede hoteleira (5 hotéis) registrou uma ocupação de quase 100% e houve quatro contratações de funcionários para reforço; 6. Vários ramos de empresas estiveram comercializando na Expo e quase 33% eram de Paraguaçu; 7. A maior média de empresas participantes investiu até dez mil reais e contrataram um total de 156 funcionários para atuarem nos 4 dias de festa; 8. 58,46% dos comerciantes deram nota máxima ao evento; 9. Já do comércio local apenas 21% se fez presente no evento e a maioria não respondeu quando perguntado por que não participou do evento (50,63%; 10. Das empresas paraguaçuenses que participaram do evento, 8% contrataram novos funcionários, 39% comercializou durante o evento, 38% com aumento considerável de vendas; 11. Das empresas que não participaram, algumas registraram aumento de vendas no período de festa de até 110% e das que não comercializaram nada no recinto, mas apenas na sua empresa na cidade, 52% afirmaram que a Expo trouxe muitos benefícios para a cidade, com 46,15% informando que houve aumento em suas vendas. A pesquisa, segundo o relatório da Facig, feita no comércio local apontou que as empresas que estavam de alguma forma envolvidas com o evento, obtiveram aumento substancial no movimento e nas vendas, porém, a maioria dos que não participaram do evento, relataram que gostariam de participar, mas os custos são altos em relação ao que as empresas podem pagar, além de alguns apontarem não saber como ou de não serem convidados para a Expo. “Os resultados, obtidos dentro de técnica, normas e metodologias foram extremamente significativos e a equipe espera ter contribuído para a melhoria do evento” – afirmou Fernando Anísio – coordenador da pesquisa. “Ficamos muito felizes com esta iniciativa da Facig a quem agradecemos a todos e queremos que a festa melhore e beneficie muito mais pessoas. Vamos usar a pesquisa e ampliar nossa forma de comunicação com o comércio local, pois embora em 2009 tenhamos feito ampla divulgação e abertura de inscrições para a participação do comércio local na festa, a adesão foi baixa, o que nos obrigada a contratar de outras cidades. Mas o principal objetivo foi atingido e a pesquisa demonstra isso: o público, o povo, especialmente os de nossa cidade e os de baixa renda, tiveram a oportunidade de participar de uma grande festa, com grandes atrações e grandes shows totalmente gratuitos. São shows que eles não teriam oportunidade e nem condições – devido ao alto custo – de assistir, e a 9ª Expo proporcionou isso a eles! Foram quase 200 mil pessoas, número que seria facilmente batido se não fosse a chuva nos dois principais dias (sexta e sábado), mas o sucesso foi inevitável. Parabéns” – comemorou Ronaldo César.
Paraguaçu Paulista