Há cerca de um mês a unidade de atendimento Saúde da Família Vila Nova III implantou um sistema diferente de atendimento para a população, é o agendamento de consultas. Ao invés de o paciente enfrentar filas logo pela manhã para garantir atendimento, basta que ele procure a unidade para que faça o seu agendamento para ser atendido no dia seguinte. Segundo Thatiana Renata Z. Guerino, enfermeira responsável pela Unidade essa mudança foi realiza já que o Poder Público Municipal através do Departamento Municipal de Saúde tem como objetivo a melhora na qualidade de atendimento da população. “O Departamento de Saúde tem como objetivo sempre procurar e proporcionar a melhora no atendimento da nossa população, e durante uma visita da consultora do sistema de avaliação Quali AB, foi sugerido entre outras coisas o sistema de atendimento por agendamento. Nós conversamos com a direção do Departamento de Saúde que gostaram da ideia e nós autorizaram a implantar esse sistema que vem dando resultados positivos. O nosso município quer oferecer qualidade no atendimento para a nossa população e estamos trilhando esse caminho, hoje na nossa unidade da Vila Nova III temos 70% de pacientes agendados e 30% de demanda espontânea, ou seja, casos emergenciais. Com isso os pacientes não tem que ficar enfrentado filas e o tempo de espera pelo atendimento também diminui já que eles têm seus horários de atendimento” e completou “Os excedentes, ou seja, os pacientes que chegam na Unidade e precisam de atendimento emergencial, eu faço um acolhimento vejo qual a real necessidade dele conforme o caso é atendido no dia, fazemos pedidos de exame e tudo mais que for necessário, e se não for uma emergência ele vai para casa com horário marcado para o dia seguinte, ninguém sai da unidade insatisfeito”. E essa afirmação da enfermeira pode ser comprovada pelos próprios pacientes Rosa Domingos Souza dos Santos (foto) “Pra mim foi bom ficou muito mais fácil, eu tenho criança pequena fica difícil ficar na fila com ele, antes tinha que ficar na fila de manhã bem cedo agora não, pra mim foi ótimo”. Nailza Benedita de Lima Camargo (foto) “Pra mim é ótimo porque eu tenho um Vô e uma neta que eu cuido e agora eu venho aqui marco horário e trago ele só na hora da consulta, não preciso mais trazer ele na friagem de manhã, é bem melhor o agendamento. Eu não tenho que reclamar do atendimento aqui muito pelo contrario sempre fui bem atendida”. Maria de Lourdes Gomes Pereira (foto) “Eu acho muito bom esses sistema de agendamento porque eu tenho criança pequena e já pensou ter que sair com ela na friagem pode ficar pior, então pra mim foi ótimo eu assino em baixo”. Osvaldo Pedro Alves (foto) “Foi muito bom pra mim não tenho mais que levantar tão cedo para pegar uma vaga basta chegar aqui e andar, é muito bom mesmo”. Aline de Oliveira (foto) “Nossa pra mim está sendo muito bom a gente que tem criança pequena já viu fica muito difícil ficar saindo para tentar uma vaga, agora não você chega aqui agenda para o dia seguinte. Eu gostei muito”.
Paraguaçu Paulista