Paraguaçu Paulista participou na terça-feira, dia dois de fevereiro, do Seminário de Segurança em Eventos, realizado na sede do 32º Batalhão da Polícia Militar, que contou com a presença de representantes dos 13 municípios da região, todos ligados à área de promoção de eventos. O encontro, aberto pelo major Adilson Luis Franco Nassaro, contou ainda com palestras e explanações do capitão Carlos Alberto Hipólito Ferreira, do tenente Paulo Sérgio Resende Pereira e do tenente Kleber Augusto da Silva, que abordaram todos os temas alusivos à realização de eventos diversos, desde o início de sua organização, até a sua efetiva realização. Um dos pontos abordados pelo major Franco, coordenador operacional do 32º, é que neste ano a Polícia Militar irá ampliar a sua fiscalização sobre os eventos em toda a região, com o objetivo de evitar incidentes como os que ocorreram em anos anteriores, onde houve eventos que na última hora, segundo ele, foram até mesmo cancelados, por falta de planejamento por parte de seus idealizadores. “O objetivo nosso é trabalhar pela qualidade no atendimento e diante disso, não vamos mais aceitar improvisos, pois a segurança de um evento não pode ser pensada na véspera do mesmo ocorrer, mas sim, desde o início de seu planejamento. Digo isso, porque não adianta nada você agendar um evento e vir solicitar a vistoria da Polícia Militar, um ou dois dias antes do evento, pois não haverá tempo hábil para que todo o processo seja cumprido e regras, são regras e devem ser obedecidas”, disse. Ele defende, que ao se pensar em promover um evento, seja uma feira agropecuária, um rodeio, um show musical ou similar, a Polícia Militar seja convidada a participar do mesmo, desde a sua organização, dando sugestões e orientando os promotores sobre as medidas que devem ser tomadas para garantir a segurança do evento. Já o capitão Carlos Alberto Hipólito Ferreira, especialista em vistoria em locais de eventos, afirmou que o seminário representa “um sonho realizado”, visto que há muito tempo era intenção da Polícia Militar, poder reunir de uma vez só os responsáveis por tais eventos em cada cidade da região, disse. “Os pedidos de vistoria precisam ser feitos com antecedência mínima, pela lei, de 20 dias, mas nós consideramos este espaço de tempo curto e por isso, solicitamos uma antecedência maior, até porque, em caso de um problema na primeira vistoria, os responsáveis tenham tempo hábil para corrigir as falhas detectadas”, disse. Já o comandante do Corpo de Bombeiros de Assis, tenente Kleber Augusto da Silva ressaltou a importância do alvará da guarnição e um dado preocupante destacado por ele, foi o grande número de eventos que aconteceram em toda a região durante o ano passado, onde nem foi solicitada a vistoria do Corpo de Bombeiros, ou quando a solicitação ocorreu, o local foi reprovado. “O que ocorre é que ao fazer o pedido de inspeção, os organizadores do evento colocam no papel todos os itens exigidos, mas quando nós vamos realizar a inspeção para aprovar as instalações, tem menos coisas instaladas do que as que foram citadas no documento que nos foi encaminhado, como existentes no local. Há ainda o golpe do aluguel, quando os equipamentos exigidos são alugados e após a vistoria, retirados”, disse. Kleber lembrou ainda, que o objetivo da guarnição não é impedir que qualquer evento ocorra na região, mas tão somente, trabalhar para a garantia da segurança dos mesmos. “De todos os rodeios e festas de peões que foram realizados no ano passado na nossa região, apenas em um, podemos dizer que encontramos tudo como especifica a lei, quando de nossa vistoria”, explicou. A secretária da Educação, Ângela Canassa, considerou positiva a participação de um representante da pasta no seminário, até porque, em um segundo momento, tudo o que foi abordado no encontro será repassado aos demais integrantes da Educação, envolvidos na promoção dos eventos da pasta, que esteve representada no seminário, pelo assessor de imprensa Nelinho Moraes. De Paraguaçu Paulista participaram o presidente da Comissão Organizadora da X Expo Paraguaçu e Chefe de Gabinete, Ronaldo César Braga Costa, o coordenador de eventos do Departamento de Turismo – Luiz Carlos Pedrozo e o engenheiro da Divisão de Engenharia e Projetos, André Luis Bazzo Martins. Ao final do encontro, todos os participantes receberam um certificado de participação e um CD, contendo todos os tópicos abordados no seminário, bem como as regras e legislação para se adequar às normas legais e com isso, conseguir a aprovação, tanto na vistoria da polícia Militar, quanto na do Corpo de Bombeiros, para qualquer evento que desejar promover. “Mas o que importa mesmo é que a partir de agora possamos trabalhar realmente em parceria, portanto, estaremos a disposição de todos os municípios para oferecer quaisquer orientações necessárias ao sucesso de sua festa, sempre obedecendo as exigências legais”, concluiu o major Franco, lembrando novamente, que no caso de incidentes, os responsáveis sempre serão responsabilizados.
Paraguaçu Paulista