Casos de dengue sobem para 16 e risco de morte ronda Paraguaçu
Administração - Segunda-feira, 29 de Março de 2010

O Departamento Municipal de Saúde da prefeitura municipal de Paraguaçu Paulista confirmou, na manhã desta sexta-feira, que a cidade já possui 16 casos confirmados de dengue, desde o início deste ano aumentando ainda mais o risco de morte na cidade.
Segundo Josué Campos de Sena, coordenador da equipe de Controle de Vetores no município, afirmou que os 16 casos confirmados são 3 “importados” e 13 autóctones, mas ainda 12 pessoas aguardam o resultado para esta semana ainda e que a maioria deve vir positivada, aumentando o número de casos para mais de 20.
“Temos ainda algumas confirmações para fazer, mas a maioria deve vir positiva e outras situações ainda serão avaliadas, pois nos bairros da Barra Funda, Vila Athaíde, Vila Gammom e Jardim Três Américas (nas proximidades do Rancho) são os bairros com casos confirmados e outros possuem suspeitos” – afirmou Josué.
A equipe vem se desdobrando para efetuar as ações totais de bloqueio e busca ativa das situações nos bairros da cidade, com o histórico do paciente sendo analisado desde a sua origem até o momento da notificação e o desencadeamento das ações.
“O Departamento de Saúde está fazendo tudo que pode e mais um pouco. Todos os recursos estão sendo empenhados nessa guerra contra a dengue, mas precisamos da ajuda da população, pois mortes poderão acontecer. Já tivemos casos de mortes no estado e aqui isso pode acontecer se a população não ajudar a eliminar a água parada e notificar a saúde municipal dos primeiros sintomas logo que eles apareçam. É simples: todo dia dá uma olhada na casa e no quintal, achou água parada joga fora e limpa tudo e se sentir dor e cabeça, febre, dor abdominal, manchas na pele – procure a unidade de saúde mais próxima” – alertou Vivaldo Francischetti – diretor do Departamento de Saúde.
Na próxima semana o Departamento de Saúde deve iniciar, em parceria com o comércio e indústria, escolas e igrejas uma grande campanha de mobilização que vai convocar a população para uma limpeza na cidade, evitando os criadouros e a proliferação do mosquito.
Foto: Assessoria de Comunicação
- Josué Campos de Sena comunicou que todas as ações estão sendo desenvolvidas no sentido de evitar ainda mais o aumento de caso, mas a participação da população é fundamental