Paraguaçu recebe palestras sobre “Narrativas da TV”

Cultura - Sexta-feira, 09 de Novembro de 2018


Paraguaçu recebe palestras sobre “Narrativas da TV”

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

 

09/11/2018

 

Paraguaçu Paulista recebe neste mês de novembro o ciclo de palestras "Narrativas da TV: Séries, Novelas e Seriados", gratuitamente, por meio do programa Pontos Mis. A primeira palestra já aconteceu na última quinta-feira (8) e a próxima será no dia 27 de novembro (uma terça-feira), das 18h30 às 21h30, no Auditório do Departamento de Educação, localizado na Rua 15 de Novembro, nº 714.

 

A palestra da quinta-feira passada teve como tema “Black Mirror e os sintomas do mal-estar contemporâneo”, o público-alvo foram jovens a partir de 16 anos e foi ministrada por Murilo Cleto que é historiador, especialista em História Cultural e mestre em Cultura e Sociedade. A palestra teve como foco a série britânica de ficção científica Black Mirror, consolidada como uma das distopias mais perturbadoras da atualidade. Guiado pelos episódios da série, "Black Mirror e os sintomas do mal-estar contemporâneo" foi um passeio por algumas dessas tendências: a hiperconectividade, a desregulamentação, o autoritarismo, o espetáculo e o narcisismo. Incluem-se nesse debate reflexões acerca das redes sociais, das democracias modernas e das fronteiras entre o público e o privado.

Já no dia 27/11 será realizada a palestra “Os elementos da telenovela e a influência do gênero na sociedade brasileira”, com público-alvo a partir de 14 anos, que fala do principal e mais consumido produto audiovisual brasileiro, a telenovela, um gênero com características e elementos muito próprios. A palestra propõe discutir a telenovela a partir de uma análise de seus elementos, através de casos que exemplificam seus principais pilares, e também levar luz à exemplificação de como os folhetins refletem os momentos e pautas da sociedade brasileira em diferentes períodos.

 

A segunda palestra será ministrada por Raphael Scire que é jornalista, autor da biografia "Crimes no horário nobre – um passeio pela obra de Silvio de Abreu" (Giostri, 2013) e da comédia romântica "Eu me apaixonei pela pessoa errada" (Giostri, 2017).

 

As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever antecipadamente no Departamento de Cultura localizado na Praça da Matriz, ou pelo telefone a (18) 3362-2772.

 

FOTO 01

 

A próxima palestra, no dia 27, será ministrada pelo jornalista Raphael Scire que propõe discutir a telenovela (Foto: Divulgação)

 

 

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista