Temporal atinge Paraguaçu e chuvas intensas devem permanecer neste final de semana

Comunicação - Sexta-feira, 04 de Janeiro de 2019


Temporal atinge Paraguaçu e chuvas intensas devem permanecer neste final de semana

Alertas foram emitidos pelo INPE e pelo INMET nesta sexta-feira, 4

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

04-01-2019

 

Um forte temporal atingiu Paraguaçu Paulista no fim da tarde desta sexta-feira (04), provocando um grande volume de enxurrada que tomou conta de ruas e estradas rurais, inundou casas e prédios públicos. Mesmo assim, de acordo com as informações da Defesa Civil de Paraguaçu, não houve registro de queda de árvores e ninguém ficou desalojado ou ferido.

O alerta para chuvas intensas e para vendavais permanece para este final de semana, tanto para Paraguaçu Paulista como para municípios da região. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e o alerta é válido até as 23h59 deste sábado, 05.

Segundo o INPE, como já ocorreu em Paraguaçu nesta sexta-feira, a chuva poderá ser intensa em curto período de tempo e poderá vir acompanhada de rajadas de vento. Em poucos minutos pode chover o esperado para o mês todo de janeiro. Para este fim de semana, de acordo com o INMET, a chuva deverá ser entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos com velocidade entre 40 e 60 Km/h. Porém, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Com a forte chuva e vento intenso ocorridos em Paraguaçu Paulista, nesta sexta-feira, a Defesa Civil e o Departamento de Obras intensificaram o atendimento à população como, por exemplo, no caso de estradas rurais que ficaram intransitáveis, ruas que foram inundadas e de casas nos bairros Barra Funda e Vila Nova que foram inundadas pela enxurrada.

 

Alerta!

Como o alerta para chuvas intensas e para vendavais permanece para este final de semana, a população deve ficar atenta a algumas orientações da Defesa Civil. Por exemplo, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. E, em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Confira outras orientações sobre como agir quando ocorrer inundações:

- Evite o deslocamento para regiões problemáticas

- Se seguro, permaneça em casa

- Se for área de risco, abandone o local com antecedência

- Separe documentos importantes e embale-os em sacos plásticos

- Ao sair desligue a chave geral de eletricidade, água e o gás

- Evite ao máximo atravessar as águas de carro ou a pé

- Se ficar isolado em local inseguro, chame imediatamente o Corpo de Bombeiros

O que se deve fazer após a inundação?

- Antes de retornar para sua casa, verifique as condições de segurança estrutural e elétrica

- Após a inundação, higienize toda casa e objetos que tiveram contato com a água.

- Limpe sua casa com água sanitária, utilizando 1 litro do produto para cada 20 litros de água.

 

FOTOS

 

Com a forte chuva e vento intenso ocorridos em Paraguaçu Paulista, nesta sexta-feira, a Defesa Civil e o Departamento de Obras intensificaram o atendimento à população como, por exemplo, no caso de estradas rurais que ficaram intransitáveis, ruas que foram inundadas e de casas nos bairros Barra Funda e Vila Nova que foram inundadas pela enxurrada (Fotos: Defesa Civil e Depto.Obras)

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista