Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva
02/04/2019 – 11h05
Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, o Departamento de Assistência Social da Prefeitura de Paraguaçu Paulista realizou no último dia 27 a Conferência Municipal do Idoso, com a participação do Conselho Municipal do Idoso. Estiveram presentes representantes do governo municipal, da sociedade civil organizada e aproximadamente 150 idosos para refletir, debater e sugerir propostas para as políticas públicas voltadas para o idoso, no âmbito municipal.
Antes da Conferência, foram desenvolvidas duas reuniões preparatórias com grupos de idosos, visando facilitar o entendimento sobre o tema, “além de poder ouvi-los de forma cuidadosa e atenciosa mediante as necessidades da comunidade idosa”, de acordo com a informação da diretora do Departamento de Assistência Social, Márcia Mattos.
Como resultado dos debates, Márcia avaliou que a conferência foi um marco para Paraguaçu Paulista. “Tudo foi organizado com a participação dos idosos. É isso que buscamos, o empoderamento dos idosos. Eles cuidaram da organização, do cerimonial, do protocolo, da organização do espaço, ajudaram na preparação dos lanches, tudo foi feito por eles. Saímos dessa Conferência com a certeza de dever cumprido, pois os idosos entenderam o quanto é importante a participação deles para que a gente consiga concluir uma política pública de qualidade”, afirmou Márcia Mattos.
A prefeita Almira Garms também destacou o empoderamento dos idosos em Paraguaçu, ao observar a presença maciça deles no auditório onde foi realizada a Conferência. “É com muita alegria que vemos um número representativo de participantes, e todos bem interativos. Isso proporciona o empoderamento dos nossos idosos, o que é muito importante, por meio de políticas públicas e seriedade”, destacou a prefeita.
As conferências municipais dos idosos são espaços contributivos, onde gestores, técnicos, prestadores de serviços e usuários se reúnem para, juntos, discutirem ações e alternativas para o fortalecimento das políticas públicas.
Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, a Conferência Municipal do Idoso contou como eixos de discussões:
- Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.
- Educação: assegurando direitos e emancipação humana.
- Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.
- Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
“É com muita alegria que vemos um número representativo de participantes, e todos bem interativos”, afirmou a prefeita Almira Garms a respeito da Conferência Municipal do Idoso (Fotos: Assessoria de Comunicação)
Paraguaçu Paulista