Paraguaçu faz troca de óleo usado por novo nesta quarta-feira, 24

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 23 de Abril de 2019


Paraguaçu faz troca de óleo usado por novo nesta quarta-feira, 24

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

 

23/04/2019 - 10h35

 

A última quarta-feira do mês é sempre dia de fazer a troca de óleo usado de cozinha por óleo novo em Paraguaçu Paulista. Portanto, neste dia 24, Departamento de Agricultura, Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação lembra a população que, nesta última quarta-feira do mês de abril, realizará a troca de óleo de cozinha usado por novo.

Para os interessados em participar do programa, basta lavar até o ponto de coleta do óleo usado (na antiga CEAGESP, à Rua Alameda Porto, 209, no Jardim Panambi) duas garrafas pet com dois litros cada uma de óleo de cozinha usado, para serem trocadas por uma garrafa de 900ml de óleo novo.

O diretor do Departamento de Agricultura, Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Sérgio Pascoal de Campos, informou que um litro de óleo descartado irregularmente pode contaminar até 20 mil litros de água. “Quando o óleo usado é descartado na pia da cozinha o primeiro problema surge ainda em casa, com o entupimento das tubulações de esgoto, mas não para por aí. Se o descarte foi feito na pia da cozinha, o óleo é então levado a rios e represas, causando a contaminação da água. Ele também gera uma perda maior da água que poderia ser tratada e reutilizada”, alertou.

O diretor destaca que o óleo de cozinha, quando retido no encanamento, causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos de produtos químicos para a sua remoção. “Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e prejudicando a vida de muitas espécies que vivem nesses habitats”, afirmou o diretor Sérgio.

 

Serviço:

 

Programa Troca de Óleo Usado Por Novo de Paraguaçu Paulista

Data: 24 de abril de 2019

Local: Na antiga CEAGESP, à Rua Alameda Porto, 209, no Jardim Panambi

Horário: Das 7h30 às 16h30

 

 

FOTO DIVULGAÇÃO

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista