O treinamento foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros e participaram pais e responsáveis atendidos pela Unidade de Saúde da Barra Funda VII
Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva
08/05/2019 – 15h35
A sufocação e o engasgamento são a terceira principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes de zero a 14 anos no Brasil. Em dados de 2016, de acordo com informação do Ministério da Saúde, 826 meninas e meninos dessa faixa etária perderam a vida por esse motivo. Desse total, 636 óbitos foram apenas de bebês com menos de um ano de idade, o que torna esse o acidente que mais tira vidas de crianças menores de um ano no país.
Muitos desses casos fatais (23% do total) aconteceram devido ao engasgo com algum tipo de alimento. Por isso é tão importante que pais, familiares, responsáveis e cuidadores de crianças estejam sempre atentos e saibam como evitar esse tipo de acidente durante as refeições de meninas e meninos.
Foi por esse motivo que a Unidade de Saúde da Barra Funda VII realizou, na manhã da segunda-feira (6), um treinamento com o 2° Sargento Jorge Galharini do Corpo de Bombeiros de Paraguaçu Paulista, sobre manobras de desengasgo em bebês e crianças.
O treinamento foi organizado pela enfermeira responsável pela UBS VII, Verena Katriana de Nóbrega, com a colaboração da equipe da unidade. A iniciativa teve como objetivo orientar mães, pais e responsáveis sobre como agir em caso de engasgamento de crianças durante a alimentação.
“O treinamento foi muito bom, tanto que a comunidade que atendemos já está nos sugerindo que façamos uma próxima capacitação para desengasgue de idosos, pois é outra situação muito comum de acontecer”, relatou a enfermeira Verena.
CAPA
A UBS Barra Funda VII realizou um treinamento com o 2° Sargento Jorge Galharini do Corpo de Bombeiros de Paraguaçu Paulista, sobre manobras de desengasgo em bebês e crianças
FOTO 01
O 2° Sargento Jorge Galharini, do Corpo de Bombeiros de Paraguaçu Paulista, orientou sobre manobras de desengasgo em bebês e crianças
FOTO 02
A iniciativa teve como objetivo orientar mães, pais e responsáveis sobre como agir em caso de engasgamento de crianças durante a alimentação
FOTO 03
“O treinamento foi muito bom, tanto que a comunidade que atendemos já está nos sugerindo que façamos uma capacitação de atendimento de desengasgue com idosos, pois é outra situação muito comum de acontecer”, relatou a enfermeira Verena Katriana de Nóbrega (Fotos: UBS Barra Funda VII/Cedidas)
Paraguaçu Paulista