Assistência Social e CREAS realizam campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Assistência Social - Segunda-feira, 20 de Maio de 2019


Assistência Social e CREAS realizam campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

 

20/05/2019 – 11h30

 

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado todos os anos no dia 18 de maio, o Departamento de Assistência Social de Paraguaçu Paulista, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na manhã desta segunda-feira (20), um pedágio na Avenida Paraguaçu esquina com a Rua 15 de Novembro com a distribuição de panfletos.

A diretora do Departamento de Assistência Social, Márcia Mattos, destacou que a sensibilização teve como propósito mostrar à população de Paraguaçu Paulista a importância de proteger as crianças e adolescentes da violência e do abuso sexual. “Esse é um tipo de violência que produz consequências emocionais devastadoras, e muitas vezes irreversíveis, além de graves impactos na vida de crianças e adolescentes submetidos a tal brutalidade”, pontuou Márcia, reforçando a importância da campanha de conscientização.

A coordenadora do CREAS de Paraguaçu Paulista, Amanda Prado Yoshino, afirmou que “é responsabilidade de todos que a criança e o adolescente se desenvolvam de forma saudável e livre de qualquer violência”.

Denúncias de violência contra crianças e adolescentes podem ser feitas gratuitamente pelo Disque 100; pessoalmente na sede do CREAS, que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua 15 de Novembro, nº 500, no centro de Paraguaçu Paulista; ou por meio do Conselho Tutelar de Paraguaçu Paulista que fica à Avenida Miguel Deliberador, nº 217, no centro, e os telefones para contato são (18) 3361-6556 e 9 9722-6091.

Dados do Disque 100 mostram que, só no ano passado, foram registradas um total de 17.093 denúncias de violência sexual contra menores de idade no Brasil. A maior parte delas é de abuso sexual (13.418 casos), mas há denúncias também de exploração sexual (3.675). Só nos primeiros meses deste ano, o governo federal registrou 4,7 mil novas denúncias. Os números mostram que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes das vítimas. Em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima.

 

FOTOS

O CREAS de Paraguaçu Paulista realizou pedágio na Avenida Paraguaçu esquina com a Rua 15 de Novembro, em alusão à campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Fotos: Silvana Paiva)

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista