Contra desemprego, Paraguaçu contrata cerca de 70 pessoas pela Frente de Trabalho

Turismo - Sexta-feira, 24 de Maio de 2019


Contra desemprego, Paraguaçu contrata cerca de 70 pessoas pela Frente de Trabalho

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

 

24/05/2019 – 17h15

 

A economia caminha lentamente e o mercado de trabalho não dá sinais de melhora em nível nacional. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a taxa de desemprego aumentou entre o último trimestre de 2018 e o primeiro de 2019, passando de 11,6% para 12,7%. Na prática, significa que o número de pessoas que procuram vagas subiu de 12,2 milhões para 13,4 milhões.

Em reação a essa realidade, a Prefeitura de Paraguaçu Paulista implantou a Frente de Trabalho há três meses no município e 66 pessoas, antes desempregadas, estão alocados nos Departamentos de Obras, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trânsito e Assistência Social.

Para a prefeita Almira Garms, o momento não é de ficar se lamentando sobre a crise financeira e do desemprego, mas é de buscar soluções.

“Tivemos a oportunidade de pleitear a Frente de Trabalho junto ao governo estadual para emprego e para qualificação dos cidadãos desempregados de Paraguaçu. São quase 70 pessoas que têm agora oportunidade de trabalho em um momento de crise, além qualificação profissional que recebem todos os meses. Muitos que passam pela Frente de Trabalho conseguem se reerguer profissionalmente”, destacou a prefeita Almira.

Entre as atividades destinadas aos integrantes da Frente de Trabalho, estão as de capinação manual e erradicação de vegetação rasteira em vias públicas e logradouros públicos; plantio, cultivo e poda de árvores e de grama em áreas verdes do município, parques e praças municipais, incluindo o recolhimento do material; manutenção dos sistemas de drenagem, ramais e galerias de águas pluviais; recuperação de pavimento em vias públicas; auxílio na preparação de merenda e limpeza dos setores; e outros serviços gerais estabelecidos pela administração municipal.

Capacitação

A qualificação profissional é um diferencial para quem pretende alcançar uma oportunidade no mercado de trabalho. Foi nesse sentido que os contratados pelo Programa Frente do Trabalho da Prefeitura de Paraguaçu Paulista participaram de uma capacitação nesta quarta-feira (22), cujo tema abordado foi “Qualificação para o Mercado de Trabalho”, com as facilitadoras do Time do Emprego local Sônia Conceição dos Santos e Larissa Nogueira.

Antes da palestra, o diretor do Departamento de Planejamento, Marcos Valentin Rosolen, e a da Assistência Social, Márcia Mattos, falaram com os 66 integrantes da Frente do Trabalho, esclarecendo dúvidas que eles tinham sobre o funcionamento do Programa.

A Frente de Trabalho é um programa desenvolvido pela Prefeitura de Paraguaçu Paulista em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). O processo seletivo para o Programa aconteceu em janeiro último, os selecionados foram chamados em fevereiro e começaram a trabalhar imediatamente.

“A concessão de bolsas será pelo prazo de até um ano, podendo ser prorrogado por até mais um ano, a critério do Departamento de Assistência Social. A Frente consiste no fornecimento de benefícios aos participantes como uma bolsa de auxílio-desemprego mensal (R$ 800,00), além de seguro de acidentes pessoais coletivo e a realização de cursos, palestras e treinamentos de qualificação profissional como o que aconteceu nesta semana passada”, informou a prefeita Almira.

A capacitação dos integrantes da Frente de Trabalho estão acontecendo desde março último quando foram realizadas palestras com dois temas distintos, de acordo com a atividade desenvolvida pelos integrantes do Programa. O diretor do Departamento de Obras, Mauro Goldim falou sobre roça e capina para os que estão trabalhando com capinação manual e erradicação de vegetação rasteira em vias públicas; e a nutricionista do Hospital de Caridade de Paraguaçu, Juliana Dias, abordou manipulação de alimentos para aqueles que estão trabalhando no preparo da merenda das unidades escolares municipais. Em abril o tema foi “Autoestima” e a palestra foi proferida pela diretora do Departamento de Educação, Esporte e Lazer, Elzinha Pacheco.

 

FOTO

Em reação ao desemprego, a Prefeitura de Paraguaçu Paulista implantou a Frente de Trabalho há três meses no município e 66 pessoas, antes desempregadas, estão alocados nos Departamentos de Obras, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trânsito e Assistência Social (Fotos: Silvana Paiva)

 

 

Para a prefeita Almira Garms, o momento não é de ficar se lamentando sobre a crise financeira e do desemprego, mas é de buscar soluções como a implantação da Frente de Trabalho em Paraguaçu Paulista (Foto Arquivo)

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista