Meio Ambiente de Paraguaçu comemora Dia da Mata Atlântica com plantio de árvores

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 27 de Maio de 2019


Meio Ambiente de Paraguaçu comemora Dia da Mata Atlântica com plantio de árvores

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

 

27/05/2019 – 16h00

 

Em comemoração ao Dia da Mata Atlântica, celebrado neste dia 27 de maio, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Paraguaçu Paulista finalizou o trabalho de educação ambiental desenvolvido com os alunos do 5ºano A, da EMEF Prof. Sidnei Gomes Salomão.

A atividade teve início no dia 17 de abril, por meio do Centro de Educação Ambiental, quando foi comemorado o Dia da Botânica e os alunos receberam mudas de ipês, ficando responsáveis pelos seus cuidados. Passado pouco mais de um mês, os alunos, acompanhados da professora responsável, foram até o Bosque dos Ipês para a realização do plantio, de acordo com a informação de Ana Flávia Vieira Lima, coordenadora do Centro de Educação Ambiental.

“No local, os alunos foram orientados sobre a importância da Mata Atlântica, bem como sobre a conscientização e o respeito com o meio ambiente. Discutiu-se também sobre os benefícios de áreas de arborização urbana para os munícipes”, destacou Ana Flávia.

O plantio foi realizado pelas crianças com a orientação do diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Sérgio Pascoal de Campos, que ensinou a elas a metodologia de plantio, preparação do solo, controle de pragas, entre outras informações. “Foi uma oportunidade de explicar para os alunos a existência do projeto do Bosque dos Ipês e a importância deste projeto para a Paraguaçu Paulista”, informou Sérgio.

Já os alunos, tiveram a oportunidade de falar sobre como foi a experiência de cuidar das mudas até o dia do plantio, explicando como eles se organizaram para o cumprimento da atividade e o que eles acharam desta responsabilidade.

“Esta prática entre o cuidar da muda até o plantio, que envolve o trabalho de educação ambiental, foi muito importante para demonstrar aos alunos a relevância de se cuidar do meio ambiente, bem como dos seres vivos, pois através das mudas de ipês eles perceberam que as suas ações estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de tudo o que está no nosso entorno”, finalizou o diretor Sérgio Campos.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica segue sendo devastada em cinco estados do país, de acordo com um levantamento feito pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O estudo aponta que, entre 2017 e 2018, o bioma perdeu 113 km² de floresta.

De acordo com o estudo, Minas, Piauí, Paraná, Bahia e Santa Catarina ainda apresentam degradação do bioma, na contramão do que vem sendo registrado no país. No geral, o Brasil teve queda de 9,3% no desmatamento deste tipo de floresta – o menor índice em três décadas. Os dados são da 13ª edição do “Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica”.

A Mata Atlântica abriga cerca de 20 mil espécies vegetais, 261 espécies de mamíferos, 200 de répteis, 370 de anfíbios, 350 de peixes e 849 espécies de aves, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. São formações florestais, restingas, manguezais e campos de altitude em 17 estados do país.

De acordo com a SOS Mata Atlântica, o bioma cobria originalmente 15% do território brasileiro. Mas, por estar presente na região onde estão as maiores cidades, atualmente resta apenas 1% da mata original. Mais de 92% da cobertura natural já foi eliminada.

A Mata Atlântica é o bioma que acolhe maior número de espécies ameaçadas, tanto em números absolutos quanto em proporcionais à riqueza dos ecossistemas. São 1.026 animais ameaçados que vivem ali, sendo que 428 deles são endêmicos, ou seja, só existem em regiões de Mata Atlântica.

 

FOTOS:

A atividade faz parte de um trabalho de educação ambiental desenvolvido com os alunos do 5º ano A, da EMEF Prof. Sidnei Gomes Salomão, em comemoração ao Dia da Mata Atlântica (Fotos: Depto. Agricultura e Meio Ambiente/Cedidas)

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista