Paraguaçu comemora Semana do Meio Ambiente com atividades lúdicas, concurso, palestras e plantio de 1.000 mudas de árvores nativas

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 03 de Junho de 2019


Paraguaçu comemora Semana do Meio Ambiente com atividades lúdicas, concurso, palestras e plantio de 1.000 mudas de árvores nativas

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

 

03/06/2019 – 10h33

 

A Semana Nacional do Meio Ambiente teve início dia 1º de junho e prossegue com atividades até 8 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho. Em Paraguaçu Paulista, a iniciativa que também visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do município, estão sendo desenvolvidas atividades lúdicas, concurso, palestras e plantio de 1.000 mudas de árvores.

O Departamento de Agricultura, Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, por meio do Centro de Educação Ambiental, em parceria com o Departamento de Educação, Esporte e Lazer, promoveu a realização de um concurso com os alunos de 1° a 9° anos. Os alunos de 1° a 3° anos fizeram uma redação sobre o meio ambiente, os alunos do 4° ao 9° anos fizeram uma redação sobre reciclagem, ou sobre posse responsável de cães e gatos ou sobre maus tratos de animais. “Ao todo, dez escolas participaram do concurso. Selecionamos uma sala de cada escola, sendo assim todos os dias em todos os períodos haverá atividades no decorrer desta semana”, informou a bióloga Ana Flávia Vieira Lima, coordenadora do Centro de Educação Ambiental.
A médica veterinária do Departamento de Agricultura, Cinthia Ribeiro Lourenço, fez palestras para os alunos da educação infantil da rede municipal de ensino sobre posse responsável de animais. “Agora, estamos terminando de montar a exposição no aquário do Centro, com os desenhos dos alunos da educação infantil”, informou Cinthia.

Outra atividade que está programada é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Paraguaçu Paulista e a empresa Louis Dreyfus, que possibilitará o plantio de 1.000 mudas de nativas em área de preservação permanente nas proximidades da ETEC Augusto Tortolero Araújo. O plantio está previsto para acontecer na manhã do próximo dia 8 de junho, sábado, em horário a ser confirmado e divulgado pela Prefeitura de Paraguaçu.

Outra parceria será com a Sabesp, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, quando haverá um bate papo na Biblioteca Municipal Mitsuo Marubayashi sobre meio ambiente e ações públicas, às 8 horas. A iniciativa da Sabesp irá contar com a participação da Departamento de Agricultura, Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação e da ONG Salvar.

De acordo com o diretor do Departamento de Agricultura, Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação

de Paraguaçu, Sérgio Campos, a proposta destas atividades é “chamar a atenção da população sobre a necessidade de ações e medidas para prevenir a degradação do meio ambiente, além da conscientização a respeito dos cuidados com os recursos naturais e a preservação ambiental”.

 

FOTO:

Paraguaçu comemora Semana do Meio Ambiente com atividades lúdicas, concurso, palestras e plantio de 1.000 mudas de árvores nativas ,de acordo com a bióloga Ana Flávia Vieira Lima, em momento de visita de alunos da rede pública municipal ao Centro de Educação Ambiental (Foto Arquivo)

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista