92% do público-alvo são vacinados contra a gripe em Paraguaçu Paulista

Saúde - Terça-feira, 04 de Junho de 2019


92% do público-alvo são vacinados contra a gripe em Paraguaçu Paulista

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

 

04/06/2019 – 16h30

 

Do público-alvo, crianças e gestantes não atingiram, até o momento, a meta da Campanha de Vacinação contra a Influenza em Paraguaçu Paulista, repetindo o que tem acontecido em nível de Brasil. De acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Saúde, são 3,7 milhões de crianças e 514,5 mil de gestantes que ainda não estão protegidas contra a gripe.

Em Paraguaçu Paulista, de acordo com balanço fechado nesta segunda-feira (3), pelo Departamento de Saúde, por meio Vigilância Epidemiológica, a cobertura vacinal é de 92% em média, do total do grupo de risco, conforme os dados abaixo:

- Criança 61%

- Gestante 70%

- Puérpera 89%

- Idosos 91%

- Professores 129%

- Pessoas Com Comorbidades 77%

A meta é vacinar 95% do total do grupo de risco, de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Paraguaçu Gisele Oliveira. “Fazemos um alerta para os pais e responsáveis, pois o número de crianças vacinadas ainda está muito baixo”, alertou Gisele.

Vacinação contra a gripe no SUS é aberta para toda a população

Após 50 dias de campanha direcionada para o grupo prioritário, o Ministério da Saúde abriu nesta segunda-feira (3) a possibilidade de vacinação contra a gripe para toda a população.

Segundo o Ministério, o objetivo é evitar o desperdício das doses – a campanha segue até que elas acabem. Mesmo assim, o grupo prioritário continuará tendo precedência para a aplicação em todas as unidades de saúde. Em Paraguaçu Paulista, por exemplo, crianças e gestantes seguem tendo prioridade para vacinação.

Uma situação atípica é para os acamados, mas o Departamento de Saúde já tem uma solução prevista para o caso de vacinação para essas pessoas em situação especial. A coordenadora Gisele informou que os acamados são vacinados em suas residências pela equipe de saúde da unidade mais próxima. “Caso a pessoa esteja acamada e ainda não tenha sido vacinada, é só entrar em contato com a Unidade De Saúde de seu bairro e fazer o agendamento”, orientou Gisele Oliveira.

O objetivo da vacinação é reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações e risco de morte devido à gripe, já que o Influenza está relacionado a uma série de complicações como pneumonia e doenças cardíacas, por exemplo.

 

FOTO:

Crianças (61%) e gestantes (70%) não atingiram a meta da Campanha de Vacinação contra a Gripe em Paraguaçu Paulista (Foto: Reprodução)

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista