Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva
07/06/2019 – 16h30
Paraguaçu Paulista encerra as atividades da Semana Nacional do Meio Ambiente com o plantio de 1.000 mudas de árvores nativas nas proximidades da ETEC Augusto Tortolero Araújo, às 9 horas deste sábado, dia 8 de junho.
A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da empresa Louis Dreyfus.
A área degradada sofre há muitos anos processo de erosão pela ação da água que vem do perímetro urbano, proveniente dos Jardins Alvorada, Panambi, Tênis Clube e parte da Vila Nova. Essa água escoa na rodovia SP-284 e se concentra na área da ETEC Augusto Tortolero Araújo – Colégio Agrícola. “É o caminho natural a ser percorrido pela água e, no decorrer dos anos, ela vem escavando o solo e causando a erosão. O que pensamos em fazer é recuperar a margem desse canal com vegetação para dar uma estabilidade a esses barrancos e evitar que a erosão aumente ainda mais”, informou o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Sérgio Campos.
Como o custo financeiro para a recuperação da drenagem desse canal que segue até o Rio Sapé é alto, Sérgio esclareceu que a Prefeitura de Paraguaçu tem buscado parcerias como a da empresa Louis Dreyfus. “Serão 1.000 mudas de nativas em cinco mil metros quadrados de área plantada, graças ao apoio da Louis Dreyfus”, enfatizou o diretor.
Outra ação que está prevista no local é a intervenção com máquinas para deixar o canal por onde a água passa mais retilíneo. “Hoje o canal faz uma curva, o que provoca o desbarrancamento. Então, tem que fazer uma intervenção com máquina para tirar esse barramento, permitindo assim que a água siga de forma retilínea e não cause esse processo de erosão que está acontecendo hoje no local. Portanto, além do plantio das 1.000 mudas de nativas, está prevista uma ação de horas/máquina para acertar o canal e começar a parar esse processo erosivo”, esclareceu Sérgio Campos.
FOTO 01
O plantio de 1.000 mudas de árvores nativas será nas proximidades da ETEC Augusto Tortolero Araújo, às 9 horas deste sábado, dia 8 de junho (Fotos: Depto. Agricultura e Meio Ambiente/Cedidas)
FOTO 02
A área degradada sofre há muitos anos processo de erosão pela ação da água que vem do perímetro urbano, proveniente dos Jardins Alvorada, Panambi, Tênis Clube e parte da Vila Nova. Essa água escoa na rodovia SP-284 e se concentra na área da ETEC Augusto Tortolero Araújo – Colégio Agrícola (Fotos: Depto. Agricultura e Meio Ambiente/Cedidas
Paraguaçu Paulista