Parceria resulta em debate sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 17 de Junho de 2019


Parceria resulta em debate sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

 

17/06/2019 – 16h05

 

Uma parceria entre a Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, com a agência local da Sabesp e que contou com a participação da ONG Salvar, resultou em uma bate-papo sobre meio ambiente e ações públicas. O evento foi realizado no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, na Biblioteca Escolar Profª Ruth K. Marubayashi, na EMEI Dona Cota.

Além dos colaboradores da Sabesb, do gerente de Setor da Sabesp local, Edison Ribeiro, estiveram presentes o presidente da ONG Salvar Manuel Queiroz e o escritor paraguaçuense Ozair Lacerda.

Entre os temas abordados, o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Sérgio Campos, explicou aos colaboradores da Sabesp sobre a proposta de melhoria no serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares, sobre a melhoria na efetividade de resíduos recicláveis coletados decorrentes do monitoramento e do acompanhamento feitos pelo setor, além de ter falado sobre os estudos de implantação de pontos de entrega voluntária de resíduos volumosos, resíduos verdes e resíduos de construção civil.

Sérgio Campo abordou ainda a ampliação do Programa Municipal de Coleta de Óleo de Cozinha, demonstrando a importância deste programa para o município. Ele destacou também outros programas de conscientização ambiental que estão sendo realizados em parceria com o Departamento de Educação como a Campanha de Posse Responsável e Controle Ético de Cães e Gatos e a implantação de Áreas Verdes Municipais. Um programa relatado também pelo diretor é a implantação do Bosque dos Ipês em Paraguaçu Paulista, com a participação de alunos da rede municipal de educação.

Outra ação destacada por Sérgio Campos é a implantação da Horta Municipal, para atender a merenda escolar, e como esta ação é importante para o município.

O diretor falou de mais uma parceria firmada pela municipalidade em benefício do meio ambiente: a que foi acertada com a empresa Louis Dreyfus para o plantio de 1.000 mudas em uma área degradada localizada nas imediações da ETEC Augusto Tortolero Araújo. O plantio aconteceu no dia 8 de junho.

Também presente ao bate-papo, a coordenadora do Centro de Educação Ambiental, a bióloga Ana Flávia Lima, expôs as atividades que estão sendo realizadas e destacou a importância do Centro como ferramenta didática de conscientização e educação ambiental. Ana Flávia falou sobre outros projetos como a manutenção do viveiro para a produção de mudas para doação e arborização urbana, sobre a elaboração do Projeto “Espaço Árvore”, sobre a criação de um banco de sementes municipal e sobre a expansão do Programa “Adote Uma Praça” da Prefeitura de Paraguaçu Paulista.

 

FOTO 01

Da esquerda para a direita, o presidente da ONG Salvar, Manuel Queiroz, o gerente de Setor da Sabesp local, Edison Ribeiro, a coordenadora do Centro de Educação Ambiental, a bióloga Ana Flávia Lima, e o escritor paraguaçuense Ozair Lacerda

 

FOTO 02

Entre os temas abordados, o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Sérgio Campos, explicou aos colaboradores da Sabesp sobre a proposta de melhoria no serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares

 

FOTO 03

A coordenadora do Centro de Educação Ambiental, a bióloga Ana Flávia Lima expôs as atividades que estão sendo realizadas e destacou a importância do Centro como ferramenta didática de conscientização e educação ambiental (Fotos: Depto. Agricultura/Meio Ambiente/Cedidas)

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista