Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva
04/07/2019 – 10h15
Começaram a valer nesta quinta-feira, dia 4 de julho, as regras para os estacionamentos rotativos gratuitos no centro comercial de Paraguaçu Paulista. A fase de orientação e adaptação foi até esta quarta-feira, dia 3 de julho, de acordo com o diretor do Departamento de Segurança, Trânsito e Transportes da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, coronel Carlos Alberto Hipólito Ferreira.
“A partir do dia 4 de julho, as multas serão notificadas pela Guarda Municipal, caso a pessoa não cumpra o prazo máximo de uma hora e meia com o veículo estacionado na vaga”, orientou o coronel Hipólito.
Ele esclareceu que as medidas buscam a otimização do trânsito na área central da cidade e que o estacionamento rotativo gratuito possibilitará 2.500 vagas na área central de Paraguaçu Paulista.
“Lembramos que esta medida foi adotada pois era um clamor muito grande do comércio e da população, devido à falta de vagas para estacionamento no centro da cidade. Esta foi uma das formas que encontramos e que foi apresentada e aprovada pelo Conselho Municipal de Trânsito. Inicialmente, não serão todas as ruas. Inicialmente, não serão todas as ruas do centro da cidade, pois o estacionamento rotativo abrangerá parte das Ruas Santos Dumont, XV de Novembro, Avenidas Sete de Setembro e Brasil. Fizemos por 60 dias o trabalho de conscientização e de orientação da população sobre como funcionará o sistema de rotatividade e agora será colocado em prática”, destacou o diretor.
De acordo com o Decreto Municipal 6.425, de 26 de abril de 2019, que regulamenta a rotatividade do estacionamento no centro de Paraguaçu Paulista, a aplicação e os valores da multa a ser notificada pela Guarda Municipal e executada pela Polícia Militar, segue o disposto no Código Brasileiro de Trânsito “por descumprir e por desobedecer a regulamentação de trânsito local, acarretando cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa no valor de R$ 297,00”, de acordo com a informação do coronel Hipólito.
FOTO CAPA
Inicialmente, não serão todas as ruas do centro da cidade, pois o estacionamento rotativo abrangerá parte das Ruas Santos Dumont, XV de Novembro, Avenidas Sete de Setembro e Brasil (Foto: Depto. Trânsito/Cedida)
FOTO 01
“A medida foi adotada pois era um clamor muito grande do comércio e da população, devido à falta de vagas para estacionamento no centro da cidade”, afirmou o coronel Hipólito (Foto: Fabrício Pena)
FOTO 02
A partir desta quinta-feira, 4 de julho, as multas serão notificadas pela Guarda Municipal e executadas pela Polícia Militar, caso a pessoa não cumpra o prazo máximo de uma hora e meia com o veículo estacionado na vaga (Foto: Fabrício Pena)
Paraguaçu Paulista