Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva
27/08/2019 – 13h40
A lavagem das mãos é considerada um cuidado básico, mas extremamente importante para evitar a transmissão de doenças, especialmente após estar em ambientes muito contaminados, como um banheiro público ou o hospital, por exemplo.
Assim, lavar as mãos corretamente é muito importante para eliminar vírus e bactérias que possam estar na pele e causar infecções no organismo. Para orientar os usuários, a Unidade Básica de Saúde VII, do bairro Barra Funda, promoveu, nesta segunda-feira (26), uma demonstração feita pelo agente comunitário de saúde, Augusto Furio Balula.
Augusto, que é biotecnólogo, demonstrou por meio de ilustrações que, em mãos que estavam sujas cresceu a colônia de bactérias. E em outra em que foi feita assepsia com álcool não cresceu nenhum tipo de bactéria. A ilustração possibilitou que os usuários pudessem ver a olho nu a diferença entre uma situação e outra. Ele fez a demonstração do que ocorre também com os aparelhos celulares e a chupeta dos bebês.
“Um simples gesto de assepsia com álcool pode evitar várias doenças tanto nas mãos como em objetos de uso diário como o celular e a chupeta das crianças”, destacou o agente comunitário de saúde e biotecnólogo, Augusto Furio Balula.
Como e Quando lavar as mãos:
Alguns passos simples podem ser inseridos na rotina das pessoas, para melhor higienização das mãos, além da assepsia com álcool. Confira os oito passos para lavar as mãos corretamente:
- Passe sabonete e água limpa nas mãos;
- Esfregue a palma de cada mão;
- Esfregue a ponta dos dedos na palma da outra mão;
- Esfregue entre os dedos de cada mão;
- Esfregue o polegar de cada mão;
- Lave o dorso de cada mão;
- Lave os punhos de ambas as mãos;
- Seque com uma toalha limpa ou papel toalha.
Uma boa dica no final de lavar as mãos, é usar o papel toalha usado para fechar a torneira e evitar entrar novamente em bactérias que tenham ficado na torneira na hora de abrir a água.
Quando se deve lavar as mãos:
Deve-se lavar as mãos no mínimo três vezes ao dia, mas também é preciso lavar sempre depois de usar o banheiro e antes de comer, porque isso evita doenças como gastroenterite que são causadas por vírus que passam facilmente de uma pessoa para outra através da contaminação fecal-oral. Assim, para se proteger e também proteger os outros é importante lavar as mãos:
- Ao preparar alimentos crus como salada ou sushi;
- Após espirrar, tossir ou mexer no nariz;
- Após tocar em animais ou nos seus dejetos;
- Após mexer no lixo;
- Antes de depois de mudar a fralda do bebê ou do acamado;
- Antes e depois de visitar uma pessoa doente;
- Antes e depois de tocar em feridas e
- Sempre que as mãos estiverem aparentemente sujas.
A lavagem das mãos é especialmente indicada para quem cuida de bebês, de pessoas acamadas ou com o sistema imune enfraquecido devido a AIDS ou tratamento contra o câncer, já que estas pessoas têm um maior risco de ficar doentes, sendo mais difícil sua recuperação.
FOTOS:
Para orientar os usuários, a Unidade Básica de Saúde VII, do bairro Barra Funda, promoveu, nesta segunda-feira (26), uma demonstração feita pelo agente comunitário de saúde, Augusto Furio Balula (Foto: UBS VII/Cedidas)
Paraguaçu Paulista