Estudante de Paraguaçu está entre as selecionadas da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa

Educação - Terça-feira, 22 de Outubro de 2019


Estudante de Paraguaçu está entre as selecionadas da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

22/10/2019 – 11h40

 

A estudante de Paraguaçu Paulista Dayane do Carmo Batista, de 14 anos, está entre os classificados para a semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada pelo MEC – Ministério da Educação –, pelo sexto ano consecutivo.

Na categoria Crônica, Dayane está entre as nove escolhidas das 556 crônicas inscritas em todo o estado de São Paulo.

Quem segue junto com ela para a próxima fase do concurso, é sua professora Vanessa de Souza Cunha, representando não só Paraguaçu Paulista como também a EMEF Professora Cleia Caçapava Silva.

As duas viajarão para São Paulo para participar de encontros presenciais da Etapa Semifinal. Serão três dias de oficinas de formação, palestras, passeios culturais com o objetivo de ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos participantes.

Ao todo, 443 produções de todas as categorias foram selecionadas para as semifinais (regionais) em todo o Brasil. Destes, serão escolhidos 173 finalistas e seus professores para a etapa nacional. Somente 28 serão os grandes vencedores de 2019.

Para chegar até esta etapa, a professora Vanessa de Souza Cunha, seguiu as regras das produções da Olimpíada de Língua Portuguesa cujo tema deste ano é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Nesta edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a grande homenageada.

O tema trabalhado, então, pela professora Vanessa de Souza Cunha com os alunos do 9º ano da EMEF Profª Cleia Caçapava foi para eles falarem sobre bairro onde vivem. O texto de Dayane, na categoria Crônica, com o título “A grafitagem das vovós”, foi inspirado em uma grafitagem feita no Bairro Lina Leuzzi.

A diretora do EMEF Cleia Caçapava, Samia Guerino, afirma que toda equipe da escola está festejando a conquista da aluna Dayane e da professora Vanessa. “Parabenizamos a aluna Dayane e sua professora Vanessa por terem chegado até a semifinal. E estamos na torcida para que estejam na final”, disse a diretora Samia Guerino.

De acordo com o MEC, a edição deste ano conta com mais de 170 mil inscrições, de todos os Estados e mais de 40 mil escolas inscritas. O tema da competição é "O Lugar Onde Vivo". Além das categorias poema, memórias, crônica e artigo de opinião, a novidade de 2019 é a categoria documentário para alunos do 1º e 2º anos do ensino médio.

Os trabalhos inscritos são divididos em cinco gêneros, de acordo com as séries: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º), documentário (1º e 2º anos do Ensino Médio) e artigo de opinião (3º ano do Ensino Médio).

 

FOTO 01

Na categoria Crônica, Dayane do Carmo Batista está entre as nove escolhidas das 556 crônicas inscritas em todo o estado de São Paulo (Foto: Reprodução Facebook)

 

FOTO 02

Dayane do Carmo Batista com a professora Vanessa de Souza Cunha, representando não só Paraguaçu Paulista como também a EMEF Professora Cleia Caçapava Silva (Foto: EMEF Profª Cleia Caçapava/Cedida)

 

FOTO 03

A diretora do EMEF Cleia Caçapava, Samia Guerino (esq.), afirma que toda equipe da escola está festejando a conquista da aluna Dayane e da professora Vanessa (Foto: EMEF Profª Cleia Caçapava/Cedida)

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista