Paraguaçu elabora Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil

Segurança, Trânsito e Transportes - Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019


Paraguaçu elabora Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

 

13/12/2019 – 08h20

 

A Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio da Comissão Municipal de Proteção de Defesa Civil realizou, na manhã de terça-feira (10), reunião para definir medidas de proteção e redução de danos em virtude das chuvas de verão.
O encontro ocorreu na sala de reunião da Prefeitura e contou com a presença do coordenador municipal da Defesa Civil e diretor de Departamento de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Carlos Alberto Hipólito Ferreira, e de representantes de órgãos municipais, estaduais e sociedade civil como dos: Departamento de Educação e Esportes, com a diretora Elzinha Pacheco, a coordenadora Cristiane Siqueira e o coordenador Ennes Arns; da Saúde, com o coordenador Josué Campos Sena; Departamento de Indústria, Comércio e Serviço, com Arnaldo Perandré Meira; do Departamento de Assistência Social, com a diretora Márcia Mattos; da Polícia Militar, com o cabo João Paulo Amstalden; do Corpo de Bombeiros, com o 1º sargento João Luís Galharini dos Santos; do Tiro de Guerra, com subtenente Jules Pereira Gomes; da assessoria de comunicação da Prefeitura, com a jornalista Silvana Paiva; e da Sabesp, com o gerente de Setor local, Edison Ribeiro.
De acordo com o coronel Hipólito, a preocupação é com relação às chuvas fortes características do verão que inicia em 22 de dezembro. “Em decorrência do aumento de chuvas, há a ocorrência de desastres em virtude de ventanias que provocam o destelhamento das casas. Para minimizarmos os riscos, estabelecemos ações coordenadas e integradas, já que a Defesa Civil é a união de esforços, é o compartilhamento do atendimento prestado pelas instituições públicas, com cada uma fazendo sua parte”, esclareceu o coronel.
Dessa reunião será formalizado o Plano Municipal de Contingência para Prevenção e Redução de Danos referentes às chuvas de verão. “Tratamos quais medidas cada instituição ou departamento fará, em caso de desastre em decorrência das chuvas, sempre respeitando as atribuições legais de cada envolvido”, explicou Hipólito.

Ele esclareceu ainda que o Plano de Contingência estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos relacionados a estes desastres naturais, recomendando e padronizando, a partir da adesão dos órgãos signatários, os aspectos relacionados ao monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo as ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes da ocorrência em questão.

“Algumas das medidas estabelecidas nesta primeira reunião foram campanha de prevenção alertando a população sobre o que fazer para minimizar riscos; plano de chamada: acionamento de voluntários e profissionais para atuarem em caso de desastres; estabelecemos um local para abrigo, caso haja desabrigados; definimos ações humanitárias; intervenção no trânsito para interdições de ruas e locais envolvidos em desastre, entre outras medidas”, informou.

O coordenador da Defesa Civil, coronel Hipólito, pontuou ainda que o Plano reúne, na Prefeitura, diversas informações necessárias para atender situações emergenciais. “Estamos atualizando os dados que a Prefeitura já tem, pois há uma mudança natural dentro da estrutura que tem que ser trazida para este Plano”, frisou.
Para a prefeita Almira Garms, “a elaboração do Plano permitirá que a equipe da Prefeitura esteja devidamente preparada, com a definição do papel de cada órgão, para atender eventuais situações de emergência”.
 

FOTO 01
O encontro ocorreu na sala de reunião da Prefeitura e contou com a presença do coordenador municipal da Defesa Civil e diretor de Departamento de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Carlos Alberto Hipólito Ferreira e de representantes de órgãos municipais, estaduais e sociedade civil (Fotos: Silvana Paiva)

FOTO 02

O coordenador Defesa Civil, coronel Hipólito, explicou que o Plano reúne diversas informações necessárias para atender situações emergenciais (Fotos: Silvana Paiva)

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista