Em três anos, prefeita Almira consegue destravar 35 convênios de Turismo junto ao DADE

Turismo - Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020


Em três anos, prefeita Almira consegue destravar 35 convênios de Turismo junto ao DADE

Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

 

31/01/2020 – 17h00

 

Os últimos dois convênios, um com uma década de atraso, foram destravados nesta semana passada, quando o diretor do DADE esteve em visita a Paraguaçu Paulista.

 

Em 2017, quando assumiu a administração de Paraguaçu Paulista, só na área do Turismo a prefeita Almira Garms encontrou 35 convênios travados, com obras iniciadas com verbas do governo estadual, não concluídas e pior, sem prestação de contas.

A providência da então recém iniciada administração municipal, na época, foi buscar caminhos junto à esfera estadual para resolver um a um os projetos para que as obras pudessem ser concluídas, para que o município não tivesse que devolver dinheiro e pudesse ter seu nome “limpo”junto a órgãos como o CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal).

Três anos depois, exatamente nesta quarta-feira (29), Paraguaçu Paulista recebeu a visita do diretor do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo), Antonio Vaz Serralha, que trouxe a notícia de que os dois últimos convênios turísticos, um de 2009 e outro de 2011, foram liberados para serem finalmente concluídos.

Serralha estava acompanhado do engenheiro civil da Secretaria Estadual de Turismo, Paulo Bastos, que veio avaliar os projetos do Pavilhão Turístico e do Pavilhão de Eventos de Paraguaçu Paulista. O engenheiro atestou que, do ponto de vista técnico foram equacionadas todas as pendências e os dois últimos convênios turísticos, um de 2009 e outros de 2011, foram liberados para serem finalmente concluídos.

O diretor Serralha, que assumiu o DADETUR em 2017, mesmo ano em que a prefeita Almira assumiu a administração pública de Paraguaçu Paulista, relata como foi acompanhar o compromisso e o empenho da equipe da atual gestão municipal para destravar os 35 convênios da área do turismo nestes últimos três anos.

 

Assessoria de Comunicação – Qual é a boa notícia que o senhor traz para Paraguaçu Paulista hoje?

Diretor do DADETUR – Antonio Vaz Serralha - Eu vim acompanhado do engenheiro civil Paulo Bastos que veio trazer a boa notícia de equacionar tecnicamente dois convênios, que são os do Pavilhão Turístico e do Pavilhão de Eventos. Do ponto de vista técnico, foram equacionadas todas as pendências, o próximo passo é a elaboração do aditivo. Como os convênios estão vencidos, nada pode ser feito enquanto eles estão vencidos, então tem que ser aditado prazo, ajustado tecnicamente o que precisa ser feito para conclusão da obra e o município poderá licitar a obra para sua conclusão.

Assessoria – Qual o prazo para assinatura do novo convênio entre o estado e o município?

Diretor Serralha –Com os novos trâmites, eu acredito que nos dez primeiros dias de março nós poderemos estar ou com os convênios assinados ou finalizando para assinatura.

Assessoria – É do seu conhecimento os 35 convênios do Turismo que a prefeita Almira encontrou travados quando assumiu a administração de Paraguaçu Paulista. Qual o seu relato sobre esse processo de recuperação do que era considerado perdido para o município?

Diretor Serralha – Em 2017 em assumi o DADE por volta de fevereiro e um dos primeiros trabalhos que nós tivemos foi chamar os prefeitos, eles tinham acabado de assumir o mandato e herdaram situações absurdas. Eram mais de 30 convênios [no caso de Paraguaçu Paulista] com problemas como obras paralisadas. E hoje, janeiro de 2020, nós viemos aqui a Paraguaçu Paulista justamente para trazer a notícia do equacionamento dos dois últimos com problema. Então, foi um trabalho cansativo, por parte da Prefeitura [de Paraguaçu], por parte dos setores técnicos da Secretaria de Turismo [de São Paulo] que permitiram chegar nesta situação de 2020, com dois problemas ainda remanescentes em janeiro e provavelmente até final do primeiro semestre de 2020 para conclusão das obras. Ou seja, é um cenário maravilhoso. E assim é possível parabenizar a administração municipal da prefeita Almira Garms de ter se voltado para isso e resolvido os problemas, porque se não resolvesse, outros problemas podem ocorrer como o município ter o nome no CADIN. Agora, com a casa em dia, vai pode tocar em frente com a situação normalizada e conseguir firmar convênios futuros. É uma situação excepcional hoje em relação ao o que a prefeita Almira Garms encontrou no início de 2017.

 

Para a prefeita Almira Garms, ter a regularização desses últimos dois convênios do total de 35, é motivo de muita alegria. “O dia da visita do diretor Serralha e do engenheiro Bastos a Paraguaçu foi um dia muito feliz. A retomada do Turismo em Paraguaçu tem acontecido graças ao compromisso da nossa equipe na Prefeitura e da equipe do governo do Estado, que nunca nos faltou. Vamos terminar todas as obras iniciadas pelo prefeito Carlos Arruda Garms e que foram abandonadas pelas gestões que vieram depois. Deus me deu a oportunidade de retomar essas obras, sou grata a Ele e ao empenho da nossa equipe. Sou grata ao governador João Doria que tem nos atendido de maneira atenciosa. Sou grata ao reconhecimento do povo de Paraguaçu Paulista. É inédito tudo isso, estou muito feliz”, comemorou a prefeita de Paraguaçu Paulista, Almira Garms.

 

FOTO 01

A prefeita Almira Garms com o secretário estadual de Turismo Vinicius Lummertz, de quem tem teve o apoio para destravar os 35 convênios do Turismo de Paraguaçu Paulista nestes últimos três anos (Foto Arquivo)

 

FOTO 02

A partir da esquerda, Marcelo Lima Costa, secretário executivo da Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo, a prefeita Almira Garms e o secretário estadual de Turismo Vinicius Lummertz,  que ajudaram para a retomada do Turismo em Paraguaçu (Foto Arquivo)

 

FOTO 03 e 04

Em sua visita a Paraguaçu Paulista, o diretor do DADETUR, Antonio Vaz Serralha, e o engenheiro civil da Secretaria Estadual de Turismo, Paulo Bastos, acompanhados do diretor de Turismo local, Sérgio Pereira, conheceram alguns pontos turísticos do município como o Memorial Irmãs Galvão, em Sapezal (Fotos: Silvana Paiva)

 

FOTO 05 e 06

Serralha e Lopes conheceram também o laticínio Búfalas São João, que fica no sítio que leva o mesmo nome. No local, que já é referência em todo o estado de São Paulo, Serralha e Bastos conheceram  produtos derivados do leite de búfala como de queijos, mozarela, burrata, queijo frescal, doce de leite, produzidos pela tecnóloga e chefe de cozinha Laryane Barbaresco (Fotos: Silvana Paiva)

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista