Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista
22/03/2020 – 11h10
Os testes atuais por sorologia normalmente demoram 10 dias para sair, porém, com a demanda dos últimos dias, têm demorado até mais de 20 dias.
A detecção do coronavírus em pessoas funciona com a coleta de secreção do paciente para testes em laboratório e, por meio dele, é possível identificar se há ou não material genético do vírus. As amostras são enviadas com urgência para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) do estado onde o paciente se encontra — em São Paulo, é o Instituto Adolfo Lutz. Os resultados normalmente demoram 10 dias para sair, porém, com a demanda dos últimos dias, têm demorado até mais de 20 dias.
A realidade hoje para os testes em laboratório na rede pública de saúde, em todos os municípios e não apenas em Paraguaçu Paulista, é que estão sendo feitos testes laboratoriais apenas para pacientes internados e para profissionais de saúde que apresentem sintomas.
Os casos suspeitos do novo coronavírus seguem um padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é o isolamento do paciente e seus familiares.
O Ministério da Saúde afirmou neste domingo (22) que os primeiros testes rápidos para o novo coronavírus serão importados da China e servirão exclusivamente para diagnosticar profissionais de saúde. "Esse teste vai ser focado para profissionais de saúde, profissionais da linha de frente, para que a gente não perca essa força de trabalho", afirmou o secretário de Vigilância, Wanderson Oliveira.
Para os casos da população em geral, o ministério diz estar trabalhando para comprar máquinas automatizadas ou semi-automatizadas para então instalar os postos onde pessoas poderão ir a pé, de bicicleta ou veículos para serem testados.
O tipo de teste que seria realizado nesse caso é o PCR, que já está sendo utilizado nos laboratórios brasileiros. Mais preciso do que o sorológico, que demora a sair após a contaminação para identificar a doença, este tipo analisa a presença de material genético do vírus no trato respiratório.
O ministério, porém, não informou quando a aquisição das máquinas deve ser feita e se a instalação dos postos será de fato viável.
No entanto, esses testes citados pelo Ministério da Saúde serão destinados aos casos em que há sintomas graves, segundo o próprio ministério. O modelo de testagem brasileiro vem sendo questionado desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou exames em uma parcela ampla da população.
FOTO
As amostras são enviadas com urgência para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) do estado onde o paciente se encontra — em São Paulo, é o Instituto Adolfo Lutz. Os resultados normalmente demoram 10 dias para sair, porém, com a demanda dos últimos dias, têm demorado até mais de 20 dias (Foto: Reprodução)
Paraguaçu Paulista